Publicação: 8 de abril de 2014Categorias: Notícias

Sonho_BrancoA Galeria de Arte do Sesc acaba de lançar a exposição e o livro do projeto ´Sonho Branco: Trilogia´, da fotógrafa Eliane Velozo. O trabalho, que ficará em cartaz até 20 de maio, é fruto de um intenso e pessoal processo criativo, no qual o algodão é o material do sonho e prospecção artística, para um caminho composto por três momentos: a Jornada Familiar – fotos e histórias de algodão no Brasil; a Jornada Espiritual – fotos e escritos do Texas, e a Jornada Ancestral, com fotos e diário do Togo (país do continente africano).

Eliane Velozo iniciou o projeto no Brasil como forma de homenagear seu avô, Manú de Melo, com quem colheu algodão no agreste pernambucano. Depois de expor essa parte da pesquisa no Recife e em Belo Horizonte, a fotógrafa teve um sonho que a levou pesquisar o nome Catherine Kitten. Em sua busca pela internet entrou em contato com os parentes da senhora e viajou ao Texas (EUA), para fotografar a plantação de algodão dessa família americana.

Ao expor a primeira parte do projeto na cidade de Cataguazes, Minas Gerais, onde existem duas fábricas de tecido, Eliane foi informada que na África havia grandes plantações de algodão que abasteciam o mercado brasileiro e de outros países. Estava aí o elo que faltava para completar a trilogia Sonho Branco.

Em Togo, Eliane fotografou plantadores e plantações de algodão e iniciou o seu ´Diário de África´ traduzido agora no livro, que traz fotos e relatos de experiências vividas em suas viagens. Segundo a curadora, Vanderléa Cardoso, a mostra é composta por fotografias em preto e branco, captadas com câmera analógica e ampliadas pela própria artista.

A fotógrafa já expôs ´Sonho Branco´ nos Estados Unidos (Texas), Europa (Lisboa e Porto) e João Pessoa (PB). A mostra ficará em cartaz até 20 de maio, com visitas mediadas de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h. Informações: (79) 3216-2753 / sescgaleria@gmail.com.