10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos

O dia 10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal que regulamenta as relações entre governos e pessoas. Como forma de marcar a passagem da data, o Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe (MNDH) vem realizando, desde o dia 30 de novembro, uma série de atividades formativas e de intervenção na sociedade até o dia de hoje (7).

O articulador do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH), Alex Federle, explica que o objetivo da atividade é aprofundar o conhecimento da sociedade acerca dos Direitos Humanos, enquanto direitos fundamentais, e provocar o debate público acerca do tema. O objetivo da Semana de Direitos Humanos é gerar impacto positivo na desconstrução de preconceitos criados em torno da política de Direitos Humanos e seu papel. Na programação: rodas de conversas, apresentações culturais e cine debates sobre variados temas que envolvem promoção e garantia dos Direitos Humanos, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, situação das pessoas com deficiência, violência de gênero, racismo e diversidade religiosa.

A programação inclui ainda a Audiência Pública ´Direitos Humanos e Sociais´, hoje (7), às 14h, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Para debater o tema, foram convidados a doutora em Direito, professora do departamento de Direito da UFS e membro da Comissão Estadual da Verdade, Andrea Depieri; a pós doutora em filosofia do direito e coordenadora do Mestrado em Direitos Humanos da UNIT, Gabriela Rebouças; Magal da Pastoral, militante do MNDH e da Pastoral Carcerária e Rosemary Casemiro, militante do MNDH e liderança das comunidades de povos de terreiro. Para fechar a programação será realizado um Cine Direitos Humanos no dia 13 deste mês, às 17h, no Centro Cultural de Aracaju, seguido de diversas apresentações artísticas e culturais.

A Semana Sergipana de Direitos Humanos é organizada pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos em Sergipe (MNDH/SE); Diretoria de Direitos Humanos da PMA; Comissão de DH da OAB; Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB; Comissão de Direito da Mulher da OAB; Pastoral Carcerária; Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC); Instituto Braços; ADHONS; Povo de Axé. Informações: (79) 99916-7800.

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!