Publicação: 30 de novembro de 2009Categorias: Notícias

 1º de dezembro: Dia Mundial de Luta contra a Aids

Amanhã é 1º de dezembro. É nesta data que todos os países celebram o Dia Mundial de Luta contra a Aids, reforçando assim o clima de solidariedade e as iniciativas de combate ao preconceito e à discriminação das pessoas contaminadas pelo vírus HIV/Aids.

Agora imagine só quando se fala em crianças portadoras do HIV? O médico Rubén Mayorga, que é coordenador para a Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre Aids (ONUAids), informou – durante sua participação no V Fórum Latino-Americano e do Caribe em HIV/Aids e DST – que a cada ano, na América Latina, mais de 6 mil crianças adquirem HIV através da via materno-infantil.

O médico revelou que, anualmente, na região latino-americana se produzem mais de 450 mil casos de sífilis gestacional, o que faz com que entre 50% e 80% das gravidezes resultem em abortos involuntários, mortes fetais ou infecções congênitas em diversos níveis, entre outros.

Nesse mesmo encontro, corroborando as informou do colega, o médico Mario Tavera, do Peru, sustentou que é de grande importância a detenção temporária da sífilis congênita e do HIV em gestantes. Ainda segundo os especialistas, o custo é muito baixo para o país: somente um dólar a prova. Será que este não é um bom motivo para atender a todas as gestantes?