5º Fórum Mundial da Água discutirá questões-chave sobre o futuro da água

5º Fórum Mundial da Água discutirá questões-chave sobre o futuro da água

 Depois de meses de um longo trabalho colaborativo, um primeiro esboço da programação do 5º Fórum Mundial da Água (World Water Forum), com cerca de 100 sessões, já pode ser conferido virtualmente, após receber mais de700 contribuições de todo o mundo. Faltando menos de quatro meses para o início do Fórum que acontece entre 16 e 22 de março, o programa oficial está ganhando cada vez mais forma, e o substantivo trabalho sobre as sessões continua a evoluir.

Você pode acompanhar os progressos de desenvolvimento temático através do Espaço de Encontro Virtual do Fórum (Forum’s Virtual Meeting Space). Através desta ferramenta, você pode fornecer seus comentários e sugestões para ajudar a responder algumas das questões-chave que irão modelar o 5º Fórum Mundial da Água e um futuro melhor para as populações que necessitam deste valioso recurso.

Os processos políticos que serão constituídos durante o 5º Fórum Mundial da Água e os seus resultados serão utilizados não só como instrumentos para a instituição do 6º Fórum Mundial da Água, mas também irá ter uma participação ativa nos diálogos internacionais, tais como: G8 e na UN-CSD, por exemplo. Os resultados adquiridos durantes as sessões do Fórum possuem por finalidade aumentar a prioridades sobre a gestão de águas estratégicas e ações na agenda internacional.

O 5º Fórum Mundial da Água é o principal evento mundial sobre a água. Reúne mais de 15 mil participantes de todos os cantos do mundo para traçar soluções concretas para os desafios mundiais por qual a água passa hoje. Um trampolim para a colaboração mundial sobre os problemas da água, o Fórum oferece à comunidade e aos tomadores de decisão a oportunidade única de se unirem na construção de links, debates e tentativas de encontrar soluções para alavancar uma segurança da água.

O Fórum Mundial da Água é organizado a cada três anos, a partir de uma parceria entre o Conselho Mundial da Água e do governo do país de acolhimento para ser sede do evento. Após os Fóruns do Marrocos (1997), dos Países Baixos (2000), do Japão (2003) e do México (2006), o 5º Fórum Mundial da Água será realizado em Istambul, na Turquia, em Março de 2009.

Fonte: Ecoagência

Publicado em Notícias