Abertura das ações do Outubro Rosa acontecem no próximo dia 11

Flowers Background

Flowers Background

A abertura das ações do Outubro Rosa acontecerá na próxima terça-feira, 11, com a realização do “II Encontro Rosa” na sede da SMS. “Nesse encontro os servidores farão atividades físicas conjuntamente reforçando a necessidade desta prática como forma de prevenção ao câncer de modo geral. Nesta data também será oferecido às servidoras da SMS a realização do Exame clínico das mamas no período da manhã”, enfatiza a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila Borges.

O câncer de mama é uma das principais causas de mortalidade entre as mulheres, principalmente nos países desenvolvidos. No Brasil, esta patologia vem aumentando a sua incidência e entre as mulheres é a neoplasia mais prevalente, com taxas de mortalidade elevadas quando tardiamente diagnosticada. O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.

E durante todo o mês de outubro a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de Saúde da Mulher e das Unidades de Saúde da Família (USFs), estará realizando ações em alusão ao Outubro Rosa, para conscientizar a população e, principalmente as mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Ainda segundo Cristiani Ludmila, em 2015 ocorreram 71 óbitos por câncer de mama de residentes de Aracaju. “Esta patologia foi a principal causa de óbitos por neoplasia entre as mulheres. O câncer de colo uterino é a terceira causa de morte por neoplasia maligna entre as mulheres, e em 2015 ocorreram 20 óbitos por esta causa”, ressalta.

A coordenadora ainda explica que a SMS realizará atividades alusivas à campanha, através de ações de promoção da saúde, com atividades educativas e físicas nos pólos da Academia da Cidade, promoção da alimentação saudável nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e ações que promovam a detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero por meio do diagnóstico das lesões precursoras da doença nas 43 unidades de saúde. “Ao longo do mês realizaremos palestras em empresas e atividades nas Unidades de Saúde da Família. Lembrando que todas as unidades de saúde de Aracaju estarão oferecendo ações como o exame clínico das mamas, exame de lâminas, mamografia quando indicado e a distribuição de preservativos masculinos e femininos”, afirma.

Com informações da Alexandra Britto (Ascom/SMS)

 

Publicado em Notícias