Aracaju de Tototó fará parte do calendário oficial de eventos em Sergipe

tototoCriado em 2003 pelo jornalista Osmário Santos, o passeio de Tototó surgiu como uma tentativa de chamar a atenção pública para as questões ambientais. O intuito é conscientizar as pessoas do processo de degradação pelo qual o mangue e o rio Sergipe estavam passando e com isso divulgar a mensagem de preservação desse ecossistema. Com o apoio dos canoeiros que faziam a travessia de pessoas entre os municípios de Aracaju e Barra dos Coqueiros nos seus famosos tototós, a iniciativa ganhou força e essas embarcações viraram o símbolo da preservação dos manguezais.

Nesta última terça-feira, 26, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça o Projeto de Lei de nº11/2014, que estabelece o dia 17 de março, data em que anualmente ocorre a atividade, como parte do calendário oficial de datas e eventos de Sergipe. O projeto de autoria da deputada estadual Ana Lúcia (PT) frisa que o poder executivo poderá apoiar o evento para a comunidade, autorizando o uso de espaços e bens públicos, contribuindo para a preservação dos aspectos culturais e ambientais do estado.

Ana Lúcia apoia a iniciativa desde a sua criação por acreditar que é fundamental a preservação do meio ambiente, e que a população saiba viver em harmonia com a natureza. A deputada também é autora da lei que torna as embarcações tototós patrimônio imemorial e cultural de Sergipe.

Publicado em Notícias