Aracaju será a sede do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e Sua Obra

chico_xavier_4Nos dias 13 e 14 de setembro, no Emes, Aracaju vai sediar o 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra, com o tema central ´A mediunidade de Chico Xavier´. Serão diversas homenagens a este homem respeitado por todos pelo seu exemplo de vida e dedicação ao próximo. O Encontro deve reunir, a exemplo de edições anteriores, em torno de 1.200 pessoas de todo o país e do exterior. A abertura do 7º Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier será no dia 12 de setembro, às 19h30, no Grupo Espírita Irmão Fêgo (GEIF). A vice presidente do Grupo, Luzimary Paixão, coordena as ações do evento juntamente com uma equipe de voluntários.

Por Waneska Cipriano

Luzimary_PaixaoInclusaoSocial.com – Quando aconteceu a primeira edição do Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua obra? Qual o objetivo?

Luzimary Paixão – O “I ENACX e sua Obra” realizou-se nos dias 19 e 20 de abril de 2008, na cidade de Uberaba, nas Minas Gerais. O objetivo é fazer com que as informações contidas nas obras psicografadas por Chico Xavier continuem instruindo, consolando e orientando a humanidade. As suas obras são complementares ao Pentateuco Kardequiano e, portanto, necessárias ao entendimento aprofundado da Doutrina. As revelações científicas, trazidas pelos Espíritos, têm sido temas de estudo nas maiores Universidades do país.

Amigos_Chico_1InclusaoSocial.com – Quem organiza o evento? Como acontece a escolha do Estado que irá sediar o evento?

Luzimary Paixão – A organização nacional do Encontro está sob o compromisso amorável de Geraldo Lemos Neto e Carlos Baccelli que contam com o apoio de outros amigos íntimos do médium Chico Xavier. O evento nasceu com a ideia de se alternar entre as cidades de Uberaba e Pedro Leopoldo, onde viveu e nasceu Chico Xavier. Na terceira edição percebeu-se a receptividade e o anseio dos espíritas de outros Estados. Hoje o ENACX e sua Obra sai das Minas Gerais e vem ao encontro de muitos amigos.

Amigos_Chico_2InclusaoSocial.com – Quem pode participar do evento? É gratuito? Quem arca com os custos do evento?

Luzimary Paixão – Todas as pessoas que desejem conhecer melhor a obra de Chico Xavier podem participar. Não precisam ser espíritas para compreender a sua mensagem. Não cobraremos a participação, sequer faremos inscrições. Chico Xavier sempre defendeu: “Dai de graça, o que de graça recebeste”. Os Benfeitores nunca cobraram pelas suas mensagens. Quanto aos custos, a Editora Vinha de Luz, colaboradores amigos, patrocinadores, todos juntos, com boa vontade e amor, conseguiremos realizar essa grande festa espiritual.

Amigos_Chico_3InclusaoSocial.com – Este ano o tema será ´A mediunidade de Chico Xavier´. Como foi feita a escolha deste tema? O público em geral vai entender a proposta?

Luzimary Paixão – A feliz e inspirada escolha foi do Geraldinho [Geraldo Lemos Neto]. A proposta não é de estudar o fenômeno da Mediunidade, mas de compreender o que a Mediunidade com Jesus traz em benefício e como alimento para as nossas almas.

logo-site-amigos-chico-xavierInclusaoSocial.com – Quantos Estados participam do evento? Algum outro país estará representado?

Luzimary Paixão – Teremos expositores de quatro Estados: MG, SP, RJ e GO. Este ano não foram convidados representantes de outros países. Quanto ao público, aguardamos caravanas do Nordeste, Sudeste, Centro Oeste e Sul do Brasil.

2ª Encontro (Uberaba/MG)

2ª Encontro (Uberaba/MG)

InclusaoSocial.com – Além de palestras, haverá momento musical, de arte e apresentação artística regional. Fale um pouco sobre esta programação?

Luzimary Paixão – O Coral Vida e Luz, de Goiânia, com a participação de mais de 60 vozes, estará fazendo a abertura e encerramento do Encontro. Encantador! Outros artistas e amigos farão homenagens ao Chico, a exemplo de Sérgio Santos de Uberaba. Permita-me deixar como surpresa a participação regional.

Foto: www.portalsaber.org

Foto: www.portalsaber.org

InclusaoSocial.com – Como será o Momento de Homenagem a Martins Peralva? Quem foi e o que ele representa na vida de Chico Xavier?

Luzimary Paixão – Martins Peralva nasceu no município sergipano de Boquim, filho de Basílio Peralva, o fundador do Grupo Espírita Irmão Fêgo. Participou do Movimento Espírita de Sergipe, foi funcionário público municipal e jornalista no nosso Estado. Por motivo de saúde foi morar em Belo Horizonte, onde conheceu Chico Xavier, tornando-se amigo íntimo e leal desse missionário. Trabalhador incansável, Peralva chegou a presidir a União Espírita Mineira. Hoje, na dimensão espiritual, tem nos auxiliado na realização do VII ENACX e sua Obra. Essa homenagem será realizada por Geraldinho, amorável discípulo e filho do coração. A nossa participação será uma breve homenagem ao ilustre sergipano.

5º Encontro (Votuporanga/SP)

5º Encontro (Votuporanga/SP)

InclusaoSocial.com – Será disponibilizada uma sala de entrevista com Carlos Baccelli, Geraldo Lemos Neto e John Harley. Fale sobre este espaço e também sobre as transmissões ao vivo pela internet.

Luzimary Paixão – A sala de entrevista é um bate-papo entre amigos, relatando episódios e experiências da sua convivência com Chico. É um momento de muita emoção, conduzindo-nos a lágrimas ou ao sorriso, em verdadeiras lições de puro amor. É reservado também a perguntas, com a participação do público. Todo o evento será transmitido ao vivo pela TV A Caminho da Luz (SP) e TV Ilúmina (GO), gravando e disponibilizando posteriormente em DVD todas as palestras. Que Jesus nos abençoe!

 

Contatos
VII Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier e sua Obra
(79) 9949-0076 | 9993-6571 | 9134-2702
www.amigosdechicoxavier.com.br

 

 

Publicado em Entrevistas