Projeto ‘Aratu, Turismo de Base Comunitária’ será lançado na Ilha Mem de Sá

Aratus_6

Na próxima quarta(4), às 9h, na Ilha Mem de Sá, localizada no município de Itaporanga D´Ajuda, acontece o lançamento do projeto ´Aratu, Turismos e Base Comunitária´, contemplado pelo Programa Integração Petrobras Comunidades.

O projeto visa a implantação de uma cooperativa de turismo e infraestrutura básica receptiva com o objetivo de fortalecer as atividades, produtos e serviços ecoturísticos. Serão desenvolvidas ações de mobilização e articulação dos elos da cadeia produtiva, qualificação técnica, apoio ao desenvolvimento do grupo e do modelo de negócio e desenvolvimento das estratégias de marketing e comercialização.

Aratu_1Segundo Bento Cruz, coordenador executivo do Projeto ´Ilha dos Aratus´, nos últimos anos, o Instituto Federal de Sergipe (IFS) promoveu diversos projetos de pesquisa e extensão na Ilha, ao longo do processo de interação entre comunitários, pesquisadores e visitantes foi desenvolvido uma ideia real sobre o gerenciamento e operacionalização das atividades turísticas. Cruz, que é consultor e pesquisador na área de Planejamento Regional e Local com ênfase em Desenvolvimento Comunitário, garante que o projeto foi elaborado e será executado de acordo com as necessidades e características locais.

Aratu_2“Após a consolidação do modelo de negócio, pretende-se sistematizar as recomendações e lições aprendidas com as experiências para que possam servir como modelo e/ou ser reaplicadas em outras comunidades, contribuindo para a construção de uma rede solidária de Ecoturismo de Base Comunitária no Estado de Sergipe”, revela Bento Cruz. Informações: (79) 8836-5958 / 9128-8277 / 9956-7990.

 

 

Publicado em Notícias