ASDESE realiza seminário para desempregados

ASDESE realiza seminário para desempregados

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Sergipe existem cerca de 150 mil pessoas sem emprego, só na capital o número é de 58 mil, pouco mais de um terço. Objetivando capacitar essas pessoas, a Associação dos Desempregados de Sergipe (ASDESE) estará promovendo no dia 24 de abril (segunda-feira) o ‘I Seminário dos Desempregados de Sergipe’.

Para o vice-presidente da associação, Edjan Cruz, o evento servirá para capacitar essas pessoas que, por situações diversas, encontram-se fora do mercado de trabalho. Além de realizar a luta diária, chamando a atenção dos poderes públicos para os desempregados, ele lembra que a entidade está preocupada com o lado social dos sergipanos. "Este seminário vai servir para conscientizar nossos desempregados sobre a realidade do mercado e motivá-lo para o aperfeiçoamento profissional", justificou.

Palestras – O encontro começa às 8h, no auditório da Paróquia São José, bairro São José – Aracaju, e discutirá temas relacionados à realidade dos desempregados como: "Direito do Trabalho" (palestrante: procurador do Trabalho do Estado de Sergipe, Ricardo Carneiro); "A Absorvição da mão-de-obra do Mercado de Trabalho" (palestrante: supervisor Técnico do Dieese, Luiz Moura); "Técnicas para entrevista no emprego" (Microlins); e "Comportamento do profissional no novo emprego" (palestra: economista da Central de Serviços, José Mirabel).

Distância – Na opinião do vice-presidente da ASDESE, o distanciamento do mercado de trabalho acaba provocando angústia em jovens e pais de famílias, que buscam se esconder no vício. "Algumas pessoas acabam procurando o refúgio na bebida e muitas vezes vão por um caminho sem volta. Na verdade o que eles precisam é de motivação para voltar ao mercado", disse Edjan Cruz.

ASDESE – A Associação dos Desempregados de Sergipe (ASDESE) foi criada há oito meses e conta atualmente com 10 mil associados de todas as partes do Estado. Hoje, a instituição é presidida por Alessandro Francisco dos Santos.

Por Anderson Barbosa
Da Redação (Aracaju/SE)

Publicado em Notícias