Bolsa Família: MDS bloqueou benefício de 401.321 famílias

 Bolsa Família: MDS bloqueou benefício de 401.321 famílias

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) bloqueou o benefício de 401.321 famílias que recebem o Bolsa Família, em setembro. Elas estavam sem informação de frequência dos filhos nos dois primeiros bimestres de 2009 (fevereiro/março e abril/maio de 2009).

Os valores do Bolsa Família serão desbloqueados quando os beneficiários atualizarem as informações de série e escola dos alunos atendidos pelo programa, no Cadastro Único e no sistema do Ministério da Educação. Caso a situação não seja regularizada até o final do ano, os benefícios serão cancelados em fevereiro de 2010. As famílias atingidas por essa medida receberam notificação pelo correio orientando-as a procurar a gestão local do Programa Bolsa Família.

 O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social é avançar no acompanhamento da frequência, que atualmente está em 84% do total de alunos beneficiados (idade de seis a 17 anos). Levantamento feito pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS apontou, em julho, que 510.830 famílias não tinham informação de freqüência de seus filhos nos dois primeiros bimestres do calendário escolar.

Os gestores municipais do Bolsa Família podem obter a listagem das famílias atingidas por esta ação na Central de Sistemas no endereço: http://aplicacoes2.mds.gov.br/senarc. Deste modo, poderão desenvolver trabalho de busca ativa para encontrar as famílias, atualizar o cadastro e registrar o acompanhamento da contrapartida de educação.

Publicado em Notícias