Brasil é décimo país em extensão de terras voltadas à agricultura orgânica

organicoO Brasil é o décimo país em extensão de terras voltadas à agricultura orgânica, segundo dados da Federação Internacional de Agricultura Orgânica. Ao todo, são 705 mil hectares destinados a essa finalidade. Todavia, a proporção em relação ao total de terra agrícola ainda é pequena: de apenas 0,27%. Para o manejo dessas terras, segundo o levantamento, o Brasil conta com mais de 12 mil pequenos agricultores e trabalhadores do campo.

Com a realização da Copa do Mundo no país, o governo brasileiro tenta desenvolver esse setor por meio da Campanha Brasil Orgânico e Sustentável. A iniciativa tem instalado pontos de venda dos produtos em mais de dez cidades-sede dos jogos. O objetivo é usar o Mundial para aumentar os números da produção orgânica tanto em relação ao consumo interno como de exportações. Atualmente, no topo da lista da Federação Internacional de Agricultura Orgânica está a Austrália.

O país da Oceania conta com 12 milhões de hectares voltados aos orgânicos. A fatia do total da terra agrícola destinada a esse tipo de produto é de 2,93%. Informações: www.ecodesenvolvimento.org

 

Publicado em Notícias