Brasileiros são chamados para votar no Plebiscito Popular por uma nova Constituinte

reforma_politicaComeçaram na segunda-feira, 1º, as ações populares da Semana Nacional de Luta pela Reforma Política Democrática. Mais de 400 organizações sociais devem sair às ruas, até o próximo domingo, 07, para chamar a atenção sobre a importância de uma reforma política no Brasil.

Duas ações serão apresentadas à população. A primeira é o Projeto de Lei da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. Esta proposta surgiu por iniciativa popular, como ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Seu conteúdo inclui alterações nas leis que regem o sistema político eleitoral. Entre as mudanças propostas está o fim da influência do poder econômico nas candidaturas; eleições proporcionais (para o Parlamento) em dois turnos; equidade de gênero nas listas de candidatos; e o fortalecimento dos mecanismos de participação popular direta.

As organizações sociais também coletarão votos para o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. A população pode votar pela Internet no site www.plebiscitoconstituinte.org.br. Para mais informações sobre o Plebiscito e sobre o Projeto de Lei da Reforma Política que tramita na Câmara dos Deputados, acesse www.reformapoliticademocratica.org.br.

Publicado em Notícias