Cabacinhas serão patrimônio cultural e imemorial do Estado de Sergipe

cabacinha_1

Foto: sergipeemfotos.blogspot.com


As cabacinhas, tão conhecidas pela alegria da brincadeira nos dias de Carnaval e eventos festivos de Japaratuba, serão transformadas em patrimônio cultural e imemorial do Estado de Sergipe, por meio da lei de autoria da deputada estadual Ana Lúcia. O Projeto de Lei foi aprovado no dia 08 de outubro e prevê que o Poder Público incentive e divulgue a produção da cabacinha, bem como a Festa da Cabacinha de Japaratuba para o engrandecimento cultural do Estado.

Além disso, deverá também promover ações e propagandas que demonstrem as cabacinhas de Japaratuba com um incentivo Turismo de Sergipe. Dada a relevância histórico-cultural das cabacinhas de Japaratuba, transformá-las em Patrimônio Imemorial do Estado de Sergipe é uma justa homenagem a uma cultura popular, que durante muitos anos une e encanta gerações.

As cabacinhas são artefatos em formato redondo, feitos com parafina, água, um pincel e uma lâmpada velha. Coloca-se a parafina para derreter numa panela velha e, quando já estiver derretida, retira-se do fogo e coloca-se a metade da parte redonda da lâmpada no líquido formando uma cuia. Em seguida coloca água fria para secar, retira a parafina com cuidado e reserva.

A operação é repetida e posteriormente se cola as duas cuias com um pincel, passando a parafina para unir. Depois é feito um buraco onde se introduz a água com delicadeza. Cobre-se o buraco com parafina e coloca a bola já cheia em um balde com água, com cuidado. Após esse processo é só começar a guerra de cabacinhas.

Publicado em Notícias