Caixa Econômica divulga editais de apoio a projetos

Caixa Econômica divulga editais de apoio a projetos

 Já estão disponíveis no site da Caixa Econômica Federal os regulamentos para participação no Programa Caixa de Revitalização do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro e no Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais. Os interessados devem enviar as propostas via Correio até 5 de dezembro.

O Programa de Revitalização do Patrimônio é voltado para projetos que visem à restauração, adaptação e modernização arquitetônica do patrimônio cultural brasileiro. Ao todo, serão destinados, R$ 3.360.000 para os 30 projetos selecionados. O processo de avaliação levará em conta, entre outros critérios, a relevância histórica e cultural da edificação/instituição; os benefícios sociais do projeto e a atuação social do projeto junto à comunidade.

Além disso, os projetos selecionados deverão estar previamente aprovados no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura. O programa será realizado exclusivamente com os benefícios da Lei Rouanet.

Já o Programa de Adoção de Entidades Culturais patrocina, por no máximo 18 meses, projetos que deverão ser iniciados em 2009 e visem à promoção, a preservação e a divulgação de acervos. As entidades contempladas deverão ter como principal atividade a atuação cultural, com realização regular de atividades.

Serão contemplados projetos de tratamento técnico e acondicionamento adequado de coleções; pesquisa, catalogação e informatização de acervos; implantação ou reformulação de módulos expositivos de longa duração; e, aquisição de obras visando à expansão ou atualização de coleções já existentes.  Ao todo, o programa destinará R$ 4 milhões a 26 projetos aprovados.

Os resultados das seleções dos dois programas serão publicados no site da Caixa Cultural até 30 de janeiro de 2009

Publicado em Notícias