Campanha incentiva consumo de peixe sem agressão ao meio ambiente

Foto: noticias.r7.com

Foto: noticias.r7.com

Em que condições se encontram os nossos mares? Quais espécies de peixe estão em perigo de extinção? Podemos influenciar o mercado? Devemos deixar de consumir peixe?

São com esses questionamentos que o movimento Slow Food lança a campanha ‘Slow Fish Brasil’, que propõe a pesca artesanal e o consumo consciente e responsável das espécies marinhas. Tudo isso atrelado ao conceito de ecogastronomia, que conjuga o prazer e a alimentação com a sustentabilidade do planeta.

A campanha acredita que cada indivíduo pode contribuir para a mudança do sistema alimentar globalizado, baseado na exploração intensiva de recursos e também chama a atenção para o retorno às origens dos alimentos colocando a curiosidade e o prazer ao serviço de escolhas responsáveis, redescobrindo os sabores esquecidos e as espécies locais.

Slow Food

O Slow Food é uma associação internacional fundada em 1989 como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao ritmo frenético da vida atual, desaparecimento das tradições culinárias regionais, desinteresse das pessoas na sua alimentação quanto à procedência e sabor dos alimentos e em como essa escolha alimentar pode afetar o mundo.

Informações: www.slowfoodbrasil.com

 

 

 

Publicado em Notícias