Começa 9ª edição do Fórum Social Mundial

Começa Fórum Social Mundial

 A nona edição do Fórum Social Mundial teve início neste dia 27, em Belém (PA), com marcha de abertura pelas ruas da cidade às 15h locais (16h no horário de Brasília). O evento, contrário ao neoliberalismo, abre espaço para discussões de alternativas ao modelo socioeconômico vigente e conta com a presença maciça de ONGs e movimentos sociais.

O FSM também vai receber o presidente Lula e, pelo menos, outros quatro presidentes latinoamericanos – Evo Morales, da Bolívia, Hugo Chávez, da Venezuela, Rafael Correa, do Equador e Fernando Lugo, do Paraguai. 

As cerca de 2.400 atividades previstas na programação vão abordar temas relacionados à miséria e exclusão e ao meio ambiente, aquecimento global e Amazônia. Mas, sem dúvida, a crise econômica e as saídas para um desenvolvimento sustentável serão as grandes questões deste ano. 

O local escolhido para sediar o fórum, um dos países da Panamazônia – composta por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela – tem a intenção de chamar a atenção para os problemas que põem em risco a biodiversidade amazônica e as perspectivas da população afro-indígena local. O dia 28 de janeiro é especialmente dedicado à Amazônia, que será tema de conferências, celebrações, testemunhos e mostras culturais.

A estimativa é de que, nos cinco dias de fórum, mais de 120 mil pessoas passem pela capital paraense. As atividades estão divididas entre UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia e a UFPA – Universidade Federal do Pará. 

O FSM, criado em 2001, em contraposição ao Fórum Econômico Mundial, que acontece anualmente em Davos, na Suíça, teve suas três primeiras edições em Porto Alegre (RS), foi para a Índia e voltou para Porto Alegre. Em 2006, aconteceu simultaneamente em três países – Mali, na África, Paquistão, na Ásia, e Venezuela, na América Latina. No ano seguinte, o Quênia, na África, sediou o evento. Em 2008, o fórum centralizado foi substituído por uma mobilização em diversas cidades do mundo.

Clique aqui para acompanhar mais informações sobre o evento.

Publicado em Notícias