Corredor Cultural da Secult terá eventos semanais em Aracaju

culturaO corredor da Secretaria da Cultura será tomado por agentes culturais. Toda última sexta-feira do mês será realizado o projeto Corredor Cultural Wellington Santos (Irmão), evento que contará com a participação de diversos artistas, das mais variadas modalidades. A primeira edição do projeto acontece no próximo dia 03 de junho, a partir das 11h.

O palco para diversas manifestações será o corredor da Secult, localizado na Rua Vila Cristina, 1051, Bairro 13 de julho. “Nosso maior objetivo é trazer os artistas para a Secretaria, além de transformar o espaço de gestão da cultura em um espaço de exibição e de ação cultural. Queremos que eles se sintam prestigiados e parte desta administração. Para isso, temos estreitado o relacionamento com o maior número de agentes culturais possível. Esta é apenas uma das ações que temos tomado, neste sentido”, declara o Secretário de Cultura, Elber Batalha.

Jo’K  – pintura com movimento

Nascido em Propriá, celeiro de artistas sergipanos, Josival Soares Feitosa, o Jo’K, desde pequeno, foi incentivado pela mãe a frequentar exposições artísticas e continuar desenhando, atividade que, na escola, ele adorava. “Quando eu vi Florival Santos pintar ao vivo, eu vivi uma explosão de sentimentos. Ali, eu decidi que seria artista plástico”, relata Jo’K, que viveu essa experiência aos 9 anos. Aos 12, em uma exposição coletiva, sua primeira obra, que retratava Jesus Cristo como um negro, sofreu censura. No entanto, sua personalidade artística nunca o abandonou.

No entanto, foi em São Paulo, por meio de um encontro casual, que ele viu sua carreira artística ganhar forma quando conheceu Sérgio Yplinsky, que foi seu mestre e foi quem o ajudou a trabalhar seu talento e a ter na sua arte uma profissão.  Com traços artísticos definidos, e seu nome artístico em ascensão, em 1990, Jo’K volta a Sergipe e faz sua primeira exposição na Galeria Álvaro Santos. Movimento é a palavra que define sua arte. “No Impressionismo, a gente vê movimento nas pinturas. Gosto disso”, afirma. De lá para cá, inúmeras exposições foram realizadas e suas peças estampam as paredes de espaços públicos e residências por todo o estado.

No Corredor Cultural, Jo’K fará a exposição de uma série de suas peças, além de compor novas pinturas durante a sua estada no corredor da Secretaria de Cultura. “Gosto de pintar ao vivo. Vou pintar no dia 03 e enquanto a exposição se mantiver na Secult”, complementa. Suas obras estarão no corredor da Secult até o dia 30 de junho.

Corredor Cultural Wellington Santos (Irmão)

O nome do Corredor Cultural foi dado em homenagem a um antigo servidor da Secretaria de Cultura, que além de desempenhar brilhantemente seu papel junto à instituição, era um artista bastante atuante. Músico, Irmão era um artista ousado e perspicaz, que mesmo em tempos de censura, transmitia mensagens de incentivo em busca por um futuro melhor e mais justo, por meio de sua música. “Irmão tinha um lado sensível para causas sociais”, declara Lindolfo Amaral, assessor técnico da Secult.

O lançamento do “Corredor Cultural Wellington Santos (Irmão)”, será no próximo dia 03 de junho, é aberto ao público e terá apresentações musicais, de teatro e de dança, além de exposição de artistas plásticos. Para a participação nas seguintes edições do Corredor Cultural, os agentes culturais devem entrar em contato com a assessoria técnica da Secult.

Fonte: Secult

Publicado em Notícias