Publicação: 26 de novembro de 2018Categorias: Notícias

Sexta(30), o país se mobiliza para o Dia ´D´ de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor responsável por doenças como a dengue, zica e chikungunya. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) orienta durante esta semana os 75 municípios em relação à campanha. Nesta segunda-feira, 26, a Diretoria de Vigilância em Saúde se reuniu com os supervisores que atuam nos territórios das Regiões de Saúde para também orientá-los sobre a mesma agenda.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, a SES, por meio da Gerência de Endemias, conversa continuamente com os municípios para as ações cotidianas, mas para o Dia ´D´ foi enviado um ofício falando sobre a importância da mobilização, dando orientação de ações, com sugestões do que pode ser desenvolvido, a exemplo de atividades articuladas com outros setores da administração, como Educação, Obras ou Assistência Social. A mobilização da população é fundamental no controle do vetor.

Segundo a diretora, 80% dos criadouros do Aedes Aegypti estão concentrados dentro das casas, principalmente nas lavanderias, de acordo com estudos, o que é comprovado no dia a dia dos agentes de endemias.