Dia Mundial da Saúde Mental

Dia Mundial da Saúde Mental


Com o tema “Viver sem Exclusão” a Secretaria de Estado da Saúde através da Gerência de Saúde Mental, está comemorando, hoje, 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, dedicado à reflexão e discussão sobre a condição social, política, econômica e de cuidado das pessoas portadoras de transtornos mentais.


Em comemoração, a secretaria desenvolveu de 3 a 7 de outubro, ações junto às três escolas públicas (Francisco Rosa, Dom Luciano e Costa e Silva) e três particulares (Unificado, Coesi e Módulo) como exibição de um filme curta-metragem sobre saúde mental, seguida de uma rápida exposição sobre os serviços no Estado, concluindo-se com um debate sobre o tema. Esse projeto está voltado para estudantes do nível médio.


Hoje, dia 10 de outubro, aconteceu uma caminhada, da Praça General Valadão até a Fausto Cardoso, envolvendo várias entidades e organizações sociais, como Grupos de Homossexuais, Deficientes, Negros, além de grupos folclóricos de diversos municípios.


Para a Gerente Estadual de Saúde Mental, Márcia Mendes, “a  importância desta data é para divulgar e sensibilizar a população das ações que objetiva a inserção social do portador de transtorno mental, fomentando discussões com a comunidade civil, instituições formadoras, profissionais de saúde, educadores e com os próprios usuários e seus familiares”, concluiu. 


Atualmente a internação é o último recurso de tratamento, com algumas e resistentes exceções. Hoje os recursos terapêuticos se voltam para a recuperação do indivíduo a partir da sua inserção social, ou seja, busca fazer com que o sujeito não perca seus vínculos familiares, de amizades, comunitários, e que, na medida do possível, possa contribuir socialmente com o seu trabalho.


A atual Política de Desospitalização do Hospital Psiquiátrico, substituindo o tratamento asilar do portador de sofrimento mental pelo atendimento em serviços comunitários de saúde como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) daqueles pacientes que retornaram à sua família de origem ou foram inseridos em Residências Terapêuticas.


 

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!