Encontro Estadual de Agroecologia discute Segurança Alimentar e Biodiversidade

Encontro Estadual de Agroecologia discute Segurança Alimentar e Biodiversidade

O I Encontro de Agroecologia de Sergipe acontece amanhã e sábado, dias 19 a 20, no Centro de Treinamento Sindical Rural (Centresir) – Rua Alex Silva, 116, Conjunto Rosa Maria. O evento tem como objetivo preparar Sergipe para o II Encontro Nacional de Agroecologia a ser realizado entre os dias 2 a 6 de junho, na cidade de Recife (PE).

"Podemos ampliar os espaços de intercâmbio, informações e experiências entre os praticantes dos ideais agroecológicos, tornando-os instrumento na luta contra o atual modelo do agronegócio. A sociedade como um todo precisa saber que a agroecologia estuda as relações dos ecossistemas agrícolas, implementa técnicas que favorecem o aumento quantiqualitativo da produtividade vegetal, animal e variabilidade alimentar. Isso melhora a qualidade de vida do homem do campo e promove o desenvolvimento sustentável", afirma Talita França, membro da organização do Encontro.

O I Encontro de Agroecologia de Sergipe reunirá um público de 60 pessoas, entre
agricultores, técnicos, assentados e representantes de instituições ligados a práticas agroecológicas, entre outras expressões da produção familiar no meio rural. O evento será um momento de reflexão e síntese a partir da experiência acumulada em programas de desenvolvimento local nos diferentes contextos sócio-ambientais do país e de aprofundamento de estratégias para a construção de políticas públicas que permitam a ampliação do alcance das experiências existentes.

As instituições organizadoras do encontro são: Cáritas Diocesana de Estância, Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Sergipe – Fetase, Associação Mão no Arado de Sergipe – Amase, Centro Dom José Brandão de Castro – CDJBC, Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA/SE e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/SE.

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, dia 19
9 h: Chegada (Acolhimento)
11 h: Almoço
13h30: Introdução a Agroecologia – Palestrante: Nilo Ramos de Souza (Engº Agrônomo, Mestre na área de Agroecologia e Coordenador Técnico da FETAG – BA).
14h10n: Debate
14h30: Soberania e Segurança Alimentar – Palestrante: Maicon (Engº Agrônomo
Coordenador do PSAN – BA /SE da Cáritas)
15h10: Debate
15h30: Lanche
15h40: Apresentação do ENA e ANA – Iasmim Coelho (Engª. Agrônoma – MST/SE)
16 h: Apresentação das experiências
18 h: Debate
19 h: Jantar
20h30: Noite Cultural

Sábado, dia 20
8 h: Continuação da Apresentação das Experiências Agroecológicas
8h30: debate
8h45: Biodiversidade – Palestrante: Stephan Ferrari (Prof. Dr. do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe – UFS – e pesquisador do CNPq)
9h25: Debate
9h45: Lanche
10 h: Conjuntura Nacional da Agroecologia – Palestrante: Carlos Eduardo (CAÊ)
(Engenheiro Agrônomo / ANA)
10h30: Discussão
10h45: Apresentação das Associações dos Orgânicos
11h15: Debate
11h30: Avaliação do Encontro
11h45: Encerramento
12 h: Almoço

O que: I Encontro de Agroecologia de Sergipe
Quando: Sexta e sábado, dias 19 e 20
Onde: Centresir (Rua Alex Silva, 116, Conjunto Rosa Maria)
Informações: (79) 3211-7672 / 9961-5906 (Talita) / se01amase@yahoo.com.br

 

Publicado em Notícias