Exposição Altares de Santo Antônio aberta a visitação

 Exposição Altares de Santo Antônio aberta a visitação

Inserido no contexto do tradicional ciclo das comemorações juninas em Aracaju, mais uma edição da exposição de Altares de Santo Antônio e sua respectiva trezena volta a tomar espaço cativo na capital sergipana, com o objetivo de resgatar e preservar a cultura popular, tão habitual na região.

Em sua nona edição, a exposição alça novos desafios ao ser apresentada no Museu do Homem Sergipano, onde a arquitetura do prédio comunga de forma harmoniosa e inusitada na conjuntura da mostra, que conta com total apoio da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Além de sua fundamentada busca de manutenção e resgate cultural, a mostra ainda promove a generosidade como fator importante de responsabilidade social, pois solicita de seus visitantes, a contribuição de um quilo de alimento não perecível, a ser doado à instituição ‘Ação Solidária Santo Antônio’, idealizada pelo saudoso jornalista João de Barros.

Calcada em indissolúveis tradições religiosas, a exposição – apesar de ter seu ápice na trezena realizada a cada noite num altar diferente – oferece um novo olhar ao visitante, propondo-lhe algo mais, com o forte apelo artístico ao explorar de forma contundente, técnicas variadas em altares, nichos, fotografias e imagens vindas especialmente da Espanha (local onde atualmente reside o idealizador da mostra – o professor Otávio Luiz). A nona edição da exposição ‘Antônio: Tempo, Amor e Tradição’ está aberta à visitação pública desde o dia primeiro de junho até o dia 13. A visitação simples pode ser feita das 8h30 até o meio-dia e das 14h às 17h, com direito à monitoria. Já os interessados em comparecer à trezena, devem estar no local pontualmente às 19h.

 

Publicado em Notícias