Festival Arte Sem Barreiras em Sergipe

Festival Arte Sem Barreiras em Sergipe


 


Continua até o próximo sábado, dia 29, o III Festival de Arte Sem Barreiras. Este ano o evento homenageia a idealizada do projeto, Albertina Brasil, que morreu em janeiro do ano passado.


 


A abertura acontece hoje, segunda-feira, às 19h30, no Teatro Tobias Barreto, com as presenças do ator global, Antônio Grassi (RJ), da soprano Maria Lúcia Godoy (MG), do Coral da Sofise (SE), dos Grupos Arte de Viver (SP), Roda Viva (PB), Ekylibrio (MG), dos Portadores da Alegria (RJ), do cantor e compositor David Valente (CE). Além da homenagem que a senadora da República Maria do Carmo Alves irá fazer a Albertina Brasil.   


 


De 25 a 28 o Festival estará nas cidades de Nossa Senhora da Glória, Tobias Barreto e São Cristóvão, com apresentações artísticas, realização de oficinas e da I Mostra Sergipana de Arte Albertina Brasil. O Festival ocorre simultaneamente nessas cidades e na capital.


 


Na dança, serão nove companhias de diferentes estados (RN, PB, SP, RJ, PA, BA), trazendo com característica a inclusão e o diálogo cênico de bailarinos andantes, cadeirantes e diferentes mentais.


 


Entre os músicos, artistas e grupos sergipanos, como Lucas Aribé, Banda Forró Luz do Sol, e convidados especiais, como a soprano Maria Lúcia Godoy e o compositor e tecladista cearense David Valente, que toca teclado com os pés.


 


PROGRAMA


 


Há 16 anos o Programa Arte Sem Barreiras/Funarte atua em parceria com dezenas de entidades públicas e privadas na discussão e formulação de políticas públicas de ensino através da Arte e realiza procedimentos com Arte para pessoas com necessidades especiais. Em seus Congressos, incentiva a produção e dá publicidade a pesquisas e conhecimentos no campo da Educação, Arte e Inclusão.


 


Nos Festivais de Arte Sem Barreiras há apresentações de experiências e processos estéticos para a valorização da percepção e da expressão individual. Tem como proposta sensibilizar e aproximar educadores das questões da Arte realizada por e com pessoas com necessidades especiais, promovendo a interação e o diálogo com a diversidade.


 


Além disso, contempla aptidões e vocações diferenciadas das pessoas e busca integrar em seus eventos educadores especiais, dirigentes da educação de municípios e Estados brasileiros, docentes e pesquisadores universitários, com artistas e arte-educadores especiais para o desenvolvimento de ações voltadas para a inclusão de jovens e adultos com necessidades especiais à dinâmica do ensino regular e à vida sócio-cultural do país.


 


O que: III Festival de Arte Sem Barreiras


Quando: 24 a 29 de outubro


Onde: Estado de Sergipe


Informações: (79) 9989-7316 (Messias Cordeiro) / 9994-6929 (Carmem Cecília)


 

Publicado em Notícias