Fórum de Economia Solidária identifica e estimula cooperativas em Sergipe

Fórum de Economia Solidária identifica e estimula cooperativas em Sergipe


 


Vinculado ao Ministério do Trabalho, o Fórum Sergipano de Economia Solidária está ativo desde 2003, com a missão de facilitar o desenvolvimento de experiências que estimulem a economia solidária e assim melhor geração de renda para as comunidades.


 


Hoje pela manhã aconteceu a reunião que definiu estratégias de atuação do Fórum no Estado, após terem sido identificadas as quatro atividades que serão trabalhadas prioritariamente em Sergipe: agricultura familiar, pesca, artesanato, confecções e reciclagem, com ênfase nas três primeiras.


 


A delegada do Trabalho Lourdes Neves, participante ativa do Fórum, esclarece o papel do Ministério. “Somos apenas facilitadores. Nossa função é aglutinar e incentivar órgãos parceiros para que possam atender às demandas da comunidade”. Na Piabeta, já é desenvolvido há dois anos um trabalho de inclusão social através da geração de emprego e renda com a criação da Associação pela Cidadania de Amigos da Piabeta.


 


A Associação já organizou diversas Feiras de Economia Solidária, onde comercializam e divulgam seus produtos, que incluem bordados fabricados pelas mulheres, criação de galinha caipira e venda de pescados. Hoje, a Associação possui três poços artesianos próprios. Além da Piabeta, os municípios de Lagarto e Divina Pastora também estão agora se inserindo na proposta do Ministério, onde as comunidades são incentivadas a se capacitarem, se organizarem em cooperativas e divulgarem seus produtos através da busca de parcerias, além de auto-gerirem seus próprios negócios.


 


Participam do Fórum diversos órgãos e entidades, como a DRT/SE, Embrapa, Ibama, BNB, Banco do Brasil, Caixa, Petrobras, UFS, UNIT, prefeituras, dentre outros. A próxima ação do Fórum definida hoje será um mapeamento das comunidades que já estão preparadas para serem auto-geridas ou estimuladas a se organizarem cada vez mais. 


 

O que: Reunião do Fórum Sergipano de Economia Solidária
Quando: 7 de abril
Onde: Delegacia Regional do Trabalho
Mais informações: (79) 
3246-1746 / 9986-8371 (Marta)

Publicado em Notícias