Haiti: Cresce militarização da ajuda humanitária para o país

Haiti: Cresce militarização da ajuda humanitária para o país

Com a justificativa de ajudar o Haiti nesta fase pós-terremoto de 12 de janeiro, cresce a cada dia a militarização da ajuda humanitária para o país. Mesmo que as maiores necessidades da população afetada sejam, água, comida, roupas e medicamentos, tropas estadunidenses e brasileiras estão ocupando o território sem data para sair.

Segundo análise de Nildo Ouriques, professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos, não há previsão de saída para as tropas estadunidenses. Os militares brasileiros dizem não poder se retirar do país antes de cincos anos.

A especulação sobre a presença de petróleo no Haiti foi colocada como o motivo para as tropas militares estadunidenses continuarem ocupando o país. Os militares estariam tomando conta das reservas petrolíferas descobertas há anos que estariam sendo guardadas para quando o petróleo do Oriente Médio estivesse se tornando escasso, o haitiano fosse usado. Outra especulação que justificaria a ocupação é com relação ao uso de portos de águas profundas do Haiti para refinarias de petróleo.

 

Publicado em Notícias