Hemolacen tenta garantir estoque de sangue para o Réveillon

Hemolacen tenta garantir estoque de sangue para o Réveillon

Preocupado com possíveis necessidades de transfusão de sangue durante o Réveillon, o Centro de Hemoterapia e Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Hemolacen) tem convocado desde a última semana os doadores cadastrados. O objetivo é ampliar o estoque de sangue de fator RH negativo nos dias que antecedem a festa da virada do ano. Doadores dos tipos sanguíneos A e B positivo e O negativo serão prioridade. Até o final da manhã dessa segunda-feira, 29, o estoque contava apenas com seis bolsas de fator RH negativo.

De acordo com a biomédica Patrícia Ribeiro, gerente de Produção do Hemose, além do feriadão do Natal, é possível que boa parte dos doadores esteja de folga desta quarta, 31, até sexta, 2 de janeiro, devido aos pontos facultativos, e emendem com o final de semana. "As pessoas aproveitam os feriados para viajar e, além disso, estamos num período de férias, o que aumenta consideravelmente o número de veículos nas estradas. Consequentemente, cresce o risco de acidentes nas rodovias, por isso é que precisamos estar preparados para qualquer emergência que possa acontecer durante os plantões dos hospitais da capital e interior", disse a biomédica.

No plantão de Natal, o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) solicitou do Hemolacen 200 bolsas de sangue. Segundo informou a biomédica, a previsão para o próximo feriadão gira em torno desse mesmo quantitativo. Ela acrescentou que, nos dias normais, o hemocentro recebe em média 120 doadores por dia, mas nos períodos de final de ano, carnaval e Pré-Caju, as doações registram uma queda de cerca de 60%. Por conta disso, existe a necessidade de convidar os doadores a repor o estoque.

Quem tiver interesse em colaborar com o Hemose deve agendar sua doação através dos telefones (79) 3259-3191/3174 ou procurar o hemocentro na Avenida Tancredo Neves, s/nº, ao lado do HUSE.

Fonte: ASN

Publicado em Notícias