Hemose funciona em novo regime de trabalho aos sábados

doacaoPara melhorar os serviços prestados aos doadores de sangue, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) informa que, a partir deste mês de junho, passou a funcionar em um novo regime de trabalho aos sábados. O corpo técnico do Hemocentro de Sergipe, composto pela assessoria técnica e gerentes, explica que a alteração do funcionamento da unidade tem como finalidade um novo redimensionamento para doação e, consequentemente, o melhor aproveitamento das plaquetas, componente do sangue cujo período de validade é de apenas cinco dias.

Os técnicos esclarecem que a partir da implantação do Teste Ácido Nucléico (NAT) feito pela Coordenação Geral de Sangue e Hemocomponentes (CGSH) do Ministério da Saúde (MS), esses novos exames nas amostras de sangue coletadas em Sergipe são encaminhados para o Hemocentro da Bahia (Hemoba), em Salvador. O NAT é um teste para detecção de ácido nucléico do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Vírus da Hepatite C (HCV).

 

Com a implantação do teste, a janela imunológica (período em que o vírus permanece indetectável no organismo, entre a infecção e sua detecção por um teste) será reduzida de 22 para 10 dias, no caso do HIV, e de 35 para 14 dias, no caso da Hepatite C. A equipe técnica explica que a triagem do NAT é realizada em todos os hemocentros do Brasil.

O procedimento é padronizado e durante a doação da bolsa de sangue, é coletado um tubo adicional com 5 ml de sangue. Com essa amostra, é feita a pesquisa do ácido nucléico para detecção dos vírus, da AIDS/HIV e Hepatite C. O teste NAT tem com finalidade o aumento da segurança transfusional decorrente da redução do tempo da janela diagnóstica no organismo.

Nossos contatos

Portal: www.inclusaosocial.com
Facebook: www.facebook.com/PortalInclusaoSocial
Twitter: @Inclusao_Social
Contatos: falecom@inclusaosocial.com / (79) 99128-8277

 

 

 

 

Publicado em Notícias