Hemose quer reforçar estoque de sangue para período do Pré-Caju

Hemose quer reforçar estoque de sangue para período do Pré-Caju

 O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) preparou um esquema especial para garantir o estoque de sangue durante o Pré-Caju, prévia carnavalesca que movimentará a capital sergipana entre os dias 22 e 25 deste mês. Através do Serviço Social, o órgão vai agendar doações com os colaboradores das empresas e instituições parceiras, a fim de que eles compareçam ao hemocentro durante a semana que antecede o evento.

Como o fator RH Negativo é um dos mais raros entre a população, a diretora técnica do Hemose, Mariamália Andrade, já solicitou o levantamento do número de doadores desse grupo sanguíneo, que estão no tempo normal de doação, e pediu para que eles se dirijam até o Centro de Hemoterapia. Desde o início de dezembro que o número de doações registra queda, uma situação também verificada em outros hemocentros do país, por conta do período de férias. "Muitos doadores viajam entre o final e início do ano", explicou a médica. Em Sergipe, a redução foi de 30%, quando comparado à média dos outros meses do ano.

Como doar?

Para ser doador a pessoa deve estar munida de um documento oficial com foto, ter entre 18 e 65 anos, está bem alimentada (exceto alimentos gordurosos) três horas antes da doação. É necessário que o doador nunca tenha sido acometido pela hepatite B ou C, hanseníase, doença de Chagas, malária, sífilis, problemas renais, cardíacos e hepáticos graves, nem tenha feito tatuagens há menos de 12 meses. Ficam também impossibilitados aqueles que estiverem com gripe, diarréia, infecções urinárias e doenças sexualmente transmissíveis, ou que sejam usuários de drogas injetáveis.

A empresa ou pessoa física que tiver interesse em agendar a doação deve entrar em contato com o Núcleo de Atendimento ao Doador pelos telefones (79) 3259-3191 ou 3259-3174. O Hemose está localizado na Avenida Tancredo Neves, s/nº, bairro Capucho, anexo ao Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

 

Publicado em Notícias