Hortas em pneus

 Hortas em pneus

O Programa Mesa Brasil Sesc Sergipe, por meio do Projeto Hortas, acaba de realizar, no Centro Social Santa Terezinha, localizado no bairro Coqueiral, a implantação da primeira horta doméstica em pneus. O objetivo da ação foi chamar a atenção da população para o reaproveitamento de matéria prima que normalmente é dispensada por desconhecimento da sua eficaz reutilização.

Segundo Igor Machado, estudante de agronomia da UFS e coordenador do Projeto Hortas, anualmente cerca de 40 milhões de pneus são jogados no lixo, córregos, rios, bueiros, ou depositados em aterros sanitários de forma inadequada. "A reutilização de pneus automotivos para produzir horta doméstica é uma prática em favor do Meio Ambiente com baixo custo e de incentivo a uma alimentação saudável", revelou, ressaltando que hortas em pneus são fáceis de cuidar e transportar.

Como Produzir Hortaliças em Pneus

Coloque um pneu de carro deitado no chão. Corte a parte lateral superior com uma faca afiada. Se disponível, coloque um pedaço de tela de arame na base. Cubra com um pedaço de plástico e coloque terra preta até preencher o pneu, se possível, colocar uma quantidade pequena de esterco bovino e misturar bem. Depois de pronto o pneu, semear e regar duas vezes ao dia. O local deve ser bem arejado e iluminado, adequado ao bom desenvolvimento das plantas. Para canteiros de 10 a 15 cm de profundidade recomenda-se o plantio de hortaliças como alface, agrião, cebolinha, coentro, etc. Informações: www.mesabrasil.sesc-se.com.br.

Publicado em Notícias