III Semana Aracaju Acessível acontece no período de 20 a 27 de setembro

 
 
2O mês de setembro é marcado, em todo o Brasil, por diversas manifestações alusivas à luta da pessoa com deficiência. Aracaju não poderia ficar de fora desta programação e realiza, em diversos pontos da cidade, a III Semana Aracaju Acessível – ´O trabalho como instrumento de transformação social´. O evento destaca o dia 21 de setembro, em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, este último instituído a partir da Lei 4.444/2013, de autoria do vereador Lucas Aribé.
 
As atividades na capital sergipana acontecem no período de 20 a 27 de setembro, mas vários entes já iniciaram ações afins e se somam à iniciativa. “Com o apoio de nossos parceiros, realizamos uma ampla e diversificada programação de sensibilização e mobilização da sociedade aracajuana para a promoção da acessibilidade em seus diversos âmbitos, buscando uma sadia convivência da diversidade humana”, destaca o parlamentar.
 
4Na edição deste ano haverá o tradicional Passeio Ciclístico, Sessão Especial na Câmara de Vereadores, Tribuna Livre, campanha ´Pratique cidadania! Deixe o assento preferencial livre para quem precisa´, seminário, Caravana da Acessibilidade, campanha ´Esta vaga não é sua nem por um minuto´, Jogos Cidadãos, Missa em Ação de Graças, dentre outras atividades.
 
Segundo o vereador, a Semana Aracaju Acessível visa sensibilizar, mobilizar e instrumentalizar os cidadãos aracajuanos para a promoção da acessibilidade na locomoção, nas edificações, nos espaços e equipamentos de uso público, veículos de transporte coletivo, portais e endereços eletrônicos, priorizando a sadia convivência da diversidade humana.
 
“Sabe-se que acessibilidade não se restringe às pessoas com deficiência, mas também às pessoas idosas, obesas, gestantes, com estatura muito baixa ou com mobilidade momentaneamente reduzida. Nesse sentido, o principal objetivo é estimular na sociedade aracajuana a reflexão do desafio diário enfrentado pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no exercício dos seus direitos”, informa Aribé.
 
1O Projeto conta com o apoio e a participação de órgãos, empresas, instituições e da sociedade civil, para que, durante a Semana Aracaju Acessível, o maior número possível de cidadãos fale, ouça, comente e reflita sobre acessibilidade como o principal instrumento de promoção da inclusão social. Confira programação completa no endereço em: lucasaribe.com.br/aracajuacessivel.

 

Publicado em Notícias