Inclusão Social comemora 1° aniversário

Inclusão Social comemora 1° aniversário

Sexta-feira, 7 abril, Dia Nacional do Jornalista. Não por acaso surgiu o Inclusão Social nesta data, acreditando que a força do Quarto Poder é capaz de realmente formar opinião e agir sobre o meio em que vivemos e que muitas vezes sobrevivemos. Mas o que de fato a equipe Inclusão Social tem a comemorar neste primeiro aniversário? Que ganho pessoal cada um de nós teve? E coletivo? Difícil mensurar exatamente…

Mas não precisa ser nenhum gênio para perceber que muita coisa há a ser feita. É só observar, por exemplo, a manchete: "Cenam é novamente alvo de denúncias de violação de direitos humanos". Em ideal, Centro de Atendimento ao Menor deveria ser um órgão de reabilitação, de apoio, de oportunidade de dias melhores, de reintegração social! Mas não é isso que mostra o relatório divulgado na última terça-feira, dia 4, pela Comissão de Direitos Humanos da Seccional de Sergipe da Ordem dos Advogados do Brasil sobre a inspeção realizada em duas unidades socioeducativas no dia 15 de março. Denúncias de tortura e desamparo! "Corredor polonês"! Tranca para os garotos "refletirem"! Algemas! A direção do Cenam nega as informações, mas admite que alguns adolescentes passam oito dias sozinhos para "reflexão" no dormitório, sem participar das atividades do resto do grupo. Nossa! Que maravilhosa forma de inclusão social! Excluir para incluir! Parece até piada, de muito mal gosto, claro. O relatório será entregue ao Conselho Federal da OAB, que em breve divulgará um dossiê sobre a situação das unidades de medidas socioeducativas de adolescentes em conflito com a lei em todo o país. Aqui em Sergipe os telefones de contatos para acompanhamento deste caso são (79) 3211-9124 / 3211-9543 / 3211-5286 / 3218-7886.

Este e muitos outros problemas estão no ar, sendo respirados diariamente pela sociedade. Muitas vezes exalam odores fétidos… Mas pior do que não impedir que esses odores sejam espalhados é não perceber mais como fedem, se acostumar com eles. Há muito a fazer, claro, mas como bem lembra Lao-Tsé: "Uma longa viagem começa com um único passo". E a equipe Inclusão Social se sente assim, dando um passo a cada momento e a cada ano. Nessa caminhada só temos a agradecer aos nossos parceiros: TV Caju/Liberdade FM, Jornal da Cidade, TV Atalaia, Swapi Tecnologia, Nos Bastidores, Vôo de Táxi, Sociedade Semear, Avosos e Sebrae. O destaque e carinho especial desta colunista vai aos comunicadores voluntários diretos desta iniciativa: o Anderson Barbosa, Carlos Augusto, a Dinah Menezes, a Luciane Dias, a Roseane Moura, além do instrutor de Libras Geraldo Ferreira Filho (o Geraldinho) e a psicóloga Janaina Resende. Sem estes profissionais o trabalho não alcançaria a repercussão que tem. Nosso muito obrigada e parabéns a todos que acreditam e investem nesta idéia que tanto tem fomentado ações de responsabilidade social no Estado de Sergipe.

Publicado em Notícias