Instituto GBarbosa realiza voluntariado em escolas públicas

instituto-gbarbosaPara incentivar crianças e jovens a frequentar a escola, o Instituto GBarbosa (IGB) junto com a organização sem fins lucrativos, Junior Achievement, realizaram o projeto ‘As vantagens de permanecer na escola’, na quinta-feira (18). A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira, localizada no bairro Olaria, zona norte de Aracaju, foi a primeira a receber o projeto. Com duas turmas de 6ª série e alunos entre 11 e 13 anos, os voluntários do IGB e funcionários do centro de distribuição do GBarbosa  passaram suas experiências profissionais mostrando a importância de concluir os estágios do ensino fundamental, médio e superior.

Com explicações e um jogo de tabuleiro para interagir, o aluno que alcançasse o mais alto nível de escolaridade conseguiria empregos com boa remuneração, além de experimentarem calcular seus gastos, caso morassem sozinhos. O jogo educativo promovido por esta iniciativa terá periodicidade mensal e visitará diversas escolas da rede pública de ensino.

Marco Antônio Carvalho, de 13 anos, foi o aluno que tirou a maior nota da turma no jogo. O garoto compreendeu a importância de continuar estudando e já sabe até que curso fará na faculdade. “Entendi que preciso ter educação. Por isso já sei o que vou cursar, letras espanhol na UFS”. Já o colega de Marco, Felipe José Santos, de 12 anos, pretende ter a profissão de Bombeiro. “Quero ser Bombeiro assim que terminar os estudos, para ajudar a salvar as pessoas”.

Daniele Gama, analista do Instituto GBarbosa, comenta como é organizado o recrutamento de voluntários. “O Instituto está reunindo e treinando os voluntários em parceria com a ONG Junior Achievement. Divulgamos internamente a possibilidade de realizar um trabalho voluntário estruturante e que de fato, pode mudar a vidas das pessoas envolvidas. Estamos criando um banco de voluntários corporativos para o cadastro de interessados”, destacou.

O vice-presidente do Instituto GBarbosa e voluntário do programa, Fabio Oliveira, explica a necessidade de desenvolver projetos como esse. “O papel dos voluntários é aplicar os jogos educativos em escolas com a finalidade de conscientizar crianças e jovens sobre o seu papel como construtores do nosso futuro. Escolhemos a Junior por ser uma organização com um século de experiência em vários países e que compartilha os mesmos valores do Instituto GBarbosa, pois entende que o empreendedorismo é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade”, conclui Fabio.

Sobre o Instituto GBarbosa

Criado em 2005, o Instituto GBarbosa tem a missão de promover o aumento da renda de pessoas socialmente excluídas através de parcerias solidárias para capacitação profissional. Os projetos sociais do IGB atuam em Sergipe, Bahia e Ceará e atingem pessoas com necessidades especiais, agricultores, artesãos, costureiras e catadores de resíduos recicláveis. O novo projeto de voluntariado iniciado em Sergipe beneficiará alunos das escolas da rede pública com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Novidades e projetos do IGB podem ser acompanhados pelo site gbarbosa.org e pelas redes sociais: no twitter, com o perfil IGB_Oficial e no facebook.com/instituto.gbarbosa.

Fonte: Ascom/Instituto Gbarbosa

Publicado em Notícias