Instituto Terra lança banco de dados on line sobre mudas florestais

muda_florestalEntre os principais entraves para a expansão de ações de reflorestamento de áreas degradadas no Brasil está a oferta adequada de mudas de espécies nativas. Um problema que deve aumentar diante das necessidades de adequação ambiental impostas aos proprietários rurais pelo novo Código Florestal.

Com o objetivo de ajudar a suprir essa lacuna, o Instituto Terra lançou o Portal Semear, primeiro banco de dados on-line do Brasil que reúne informações sobre todo o processo de produção de mudas florestais a partir da semente.

O projeto se tornou possível com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da iniciativa BNDES Mata Atlântica. Além da necessidade de maior produção de mudas, sabe-se que para reflorestar com sucesso é preciso plantar a espécie certa de acordo com o tipo de solo, condições climáticas, relevo, altitude, entre outros fatores ambientais e ecológicos. O banco de dados já reúne documentação técnica de 80 espécies nativas de Mata Atlântica, com o passo a passo para a produção de mudas com sucesso.  Informações: www.portalsemear.org / www.institutoterra.org.

 

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!