Janeiro Branco alerta para os cuidados com a saúde mental

O Janeiro Branco é uma campanha, iniciada em 2014 no Estado brasileiro de Minas Gerais, que pretende mobilizar a sociedade em favor da saúde mental. O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Infelizmente tem crescido, cada vez mais, o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade. Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. A campanha pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

Janeiro

O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental.

Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano e janeiro é um momento em que muitas pessoas estão fragilizadas, sendo assim o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente.

Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual se pode escrever ou desenhar uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

Tabu

Achar que a psicoterapia é “coisa para loucos” acaba afastando as pessoas na busca da ajuda psicológica. Nesse mês fala-se sobre psicologia, psiquiatria, saúde mental e emocional para que muitos possam compreender essa ideia e se beneficiar de um acompanhamento adequado.

Com informações de Priscilla Figueiredo (www.psicologiaparacuriosos.com.br)

Mais informações sobre a campanha Janeiro Branco no site www.janeirobranco.com.br.

 

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!