Medalha Paulo Freire reconhece iniciativas de promoção à educação de jovens e adultos

educacao

Foto: giro.matanorte.com

Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para a ‘Medalha Paulo Freire 2015’, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI). A proposta da premiação é reconhecer as experiências educacionais que promovam políticas, programas e projetos que visam melhorar a qualidade da alfabetização e educação de jovens e adultos no Brasil.

Poderão concorrer à premiação experiências realizadas por secretarias de educação, universidades, movimentos sociais e organizações não-governamentais que estejam em execução desde julho de 2014 até o momento.

Neste ano, serão premiadas as iniciativas que proponham inovação metodológica ou curricular e articulem a continuidade dos estudos, a interface com o mundo do trabalho, dentre outras possibilidades temáticas na perspectiva da educação e aprendizagem ao longo da vida.

Para participar, os interessados deverão acessar o site da premiação e preencher um formulário sobre a iniciativa, incluindo justificativa; descrição do contexto; objetivos; metodologia;  embasamento teórico que orientou a experiência; processo de formação continuada dos(as) educadores (as);  resultados alcançados com a implementação da experiência; perspectivas de continuidade; e sustentabilidade da experiência.

O processo de seleção envolverá três etapas: 1. Cada Comissão Estadual e Distrital indicará duas experiências selecionadas; 2. A Comissão indicada pela SECADI fará a pré-seleção de até dez experiências, visitas técnicas in loco e elaborará pareceres; e 3. A Comissão Nacional fará a seleção final de, no máximo, cinco experiências para a premiação.

Entre os critérios de avaliação estão: relevância da experiência no âmbito das políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos; participação democrática na concepção e desenvolvimento da experiência;  sustentabilidade institucional da experiência e sua continuidade; articulação da experiência com outras ações/políticas; mecanismos de acompanhamento e avaliação; resultados esperados/alcançados; e potencial de replicabilidade. A divulgação dos premiados será feita em dezembro. Informações no endereço: medalhapaulofreire.mec.gov.br

Publicado em Notícias