Publicação: 5 de novembro de 2013Categorias: Notícias

msfA organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras está denunciando que países ricos como Estados Unidos, Canadá, Japão e outros da União Europeia estão doando para territórios extremamente pobres alimentos de baixo valor nutricional. A denúncia foi feita por meio de comunicado enviado pela passagem do Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro).

Os produtos doados são de baixa qualidade nutricional e não servem para amenizar a desnutrição das crianças, como é o caso do CBS, uma mistura de farinhas de milho e soja que não cumpre com os padrões internacionais para suprir as necessidades nutricionais das crianças menores de dois anos. A organização explica que estas farinhas não estão adaptadas para tratar a desnutrição infantil, enfermidade que afeta 195 milhões de crianças (menores de cinco anos) no mundo e que faz vítimas fatais em todo o planeta.

O comunicado alerta ainda que caso as crianças continuem com alimentação inadequada poderão ter problemas de crescimento e desenvolvimento, correrão mais risco de morte por doenças comuns e poderão ter deficiências que as acompanharão para o resto da vida. Informações: www.msf.org.br