Mostra Aracaju acontece na Sociedade Semear

Uma parceria entre a Mostra Aracaju e a Sociedade Semear tornará possível a renovação da sede da instituição. Com reconhecida importância para o desenvolvimento dos mercados de Arquitetura e Design de Interiores, a Mostra Aracaju também colabora com cultura, história e a área social de Sergipe. A Mostra Aracaju acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, celebrando este ano sua 10ª edição – Edição Ouro, com o tema ´Viver com arte´. A Sociedade de Estudos Múltiplos, Ecológica e de Artes (Sociedade Semear), criada em dezembro de 2001, visa em suas atividades “o fortalecimento da cidadania, estimulando a participação ativa, livre e consciente de cada pessoa na construção coletiva do social, a promoção da cultura e a melhoria das condições ambientais”.

Sua sede é hoje um dos principais espaços culturais de Aracaju, sendo fator preponderante no fortalecimento da Cultura e das Artes em Sergipe. Conta com duas galerias de artes, Galeria Jenner Augusto e Galeria Jenner Augusto, com amplo espaço para exposição e recepção do público visitante, também adequado para lançamento de livros e realização de tardes de autógrafos, auditório com 230 lugares, salas de aulas, laboratório de informática e espaço multiuso com 450 m² de área utilizável.

Alguns desses espaços serão modernizados com as intervenções da Mostra Aracaju, como por  exemplo, a Galeria Jenner Augusto, que  alcançará o nível das galerias internacionais. Esta não é a primeira vez que o evento tem como cenário um imóvel que sirva como espaço para o uso da comunidade artística e público em geral. Em 2003, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Mostra foi responsável pela  reforma de uma casa histórica da década de 1920, localizada na rua Estância, dando abrigo, após o evento, ao Centro Museológico de  Sergipe, que inclui o rico acervo do Museu do Homem Sergipano.

No ano seguinte, 2004, com a mesma instituição, beneficiou o prédio da antiga Faculdade de Direito, construído no início do século XX, e atual Centro de Cultura e Arte da UFS-Cultart. “Imóveis assim dão um prazer especial para os que fazem a Mostra Aracaju”, afirma a coordenadora do evento, Mercês Souza. Para realizar a reforma na sede da Sociedade Semear, a Mostra Aracaju conta com o apoio de patrocinadores, fornecedores, bem como o esforço de profissionais competentes (arquitetos, interiores designers e paisagistas).

 

Publicado em Notícias