Mostra Novembro Negro acontece entre os dias 10 e 30 de novembro em Aracaju

Mostra Novembro Negro acontece entre os dias 10 e 30 de novembro em Aracaju

 Começa nesta segunda-feira, 10, a Mostra Pluriartistica Novembro Negro. O evento traz como tema ‘O negro e os meios de comunicação’ e acontece até o próximo dia 30 de novembro, no Complexo Cultural Lourival Baptista. Serão realizadas diversas atividades neste período a exemplo exposições, palestras, exibição de filmes e oficinas.

Nesta segunda-feira, 10, a partir das 19h será aberta uma exposição coletiva que traz diversas expressões artísticas de nove expoentes da arte sergipana. Dentre os artistas convidados para expor estão Reall, com colagem e poesias; Ivo Adnil, com instalação; Ritos, com pintura em cerâmica; José Reis com sua literatura de cordel. A exposição irá homenagear o poeta sergipano João Sapateiro.

De terça-feira, 11, a quinta, 13, acontece o projeto intitulado ‘Escola vai ao cinema no Sesc no Novembro Negro’, com exibições de filmes e discussões.

Já no sábado, 15, a partir das 8h, acontece ‘Novembro Negro nos Mercados’ com apresentações artísticas de dança, capoeira, maculêle, repente, cantoria de viola, sarau, hip-hop e trabalhos em grafite. Além disso haverá apresentação de basquete de rua para ajudar a Cufa a divulgar essa modalidade que tem se difundido no Estado. Nos dias 17, 18, e 19 serão realizadas oficinas.

A partir do dia 17 até dia 19, pela manhã acontece o seminário ‘O negro e os meios de comunicação’. Durante os três dias serão discutidos diversos temas, dentre eles ‘A violência policial contra o negro sergipano e as políticas de ações afirmativas’, ‘Religiosidade afro e os meios de comunicação’, ‘O negro e o rádio’, ‘A mídia negra sergipana’ e ‘A representação do negro nas telenovelas brasileira’. Nos intervalos das palestras acontecerão apresentações estudantes de escolas estaduais.   

Dando continuidade à programação, no dia 20, data em que é comemorado o Dia da Consciência Negra será promovida a Caminhada Estudantil pela Consciência Negra. A saída está prevista para acontecer às 7h30 da praça Camerino.

Publicado em Notícias