Museu da Gente homenageia o sergipano João Mulungu

mulunguNa próxima terça-feira, dia 20, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, fará uma homenagem ao sergipano João Mulungu, um dos maiores líderes da população negra no século XIX. A homenagem faz alusão ao dia 19 de janeiro, data em que ele foi capturado. Na oportunidade, os visitantes que forem ao Museu terão a mediação cultural abrilhantada com informações sobre João Mulungu. A comemoração pela data culminará com uma roda de capoeira com diferentes mestres, que será realizada às 16h, no átrio do museu. A entrada é gratuita e todos estão convidados a participar.

João Mulungu foi responsável pela libertação de milhares de escravos no colonialismo. Nascido em 1851, em uma senzala de Laranjeiras, tornou-se conhecido por interagir com grupos revolucionários do município onde nasceu. É considerado irradiador de um pensamento progressista, pois sua figura inspirou pensamentos humanistas e ações libertárias dos negros do estado. Formou quilombos, colaborou com as fugas de milhares e fortaleceu o contingente de negros em Sergipe.

O Museu da Gente Sergipana está localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju-Se. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 10 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h.

Fonte: ASN

Publicado em Notícias