“Nações Unidas comemoram Dia 8 de Março lançando ´Quem é Quem´ sobre mulheres ambientalistas”, por Ailton Rocha

 "Nações Unidas comemoram Dia 8 de Março lançando ´Quem é Quem´ sobre mulheres ambientalistas", por Ailton Rocha

O Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente – Unep – está organizando uma lista com o perfil de mulheres que desempenharam papel importante na preservação ambiental. O "quem é quem" é uma novidade e traz a biografia de cada uma das que já integra a lista. O site, que entrou no ar em comemoração ao este dia oito de março, está aberto e recebendo sugestões. A idéia é transformar esta pesquisa em uma publicação.

Com o tema ‘Mulheres que se destacam por tomar decisões relevantes para mudanças no Meio Ambiente" a Unep busca prestar uma homenagem às mulheres que se preocupam coma conservação e gestão ambiental neste dia oito de março. O site está aberto a sugestões e qualquer pessoa pode ver a lista no endereço www.unep.org.

A Unep convida todas as entidades, organismos ambientais a se integrarem ao movimento enviando sugestão de nomes de mulheres que tenham contribuído significativamente com o seu trabalho para apontar soluções aos grandes problemas ambientais. Para sugerir um nome é necessário preencher um formulário disponível no site e o contato é no seguinte endereço rajinder.sian@unep.org.

O portal da água da Unesco também presta sua homenagem às mulheres. Com a lembrança de que entre 2005 e 2015 comemora-se a década da água, o portal relaciona várias publicações feitas até agora tendo como tema água e mulheres. Desde jornadas, projetos, números envolvendo o tema água e mulheres e ainda um calendário dos principais acontecimentos que devem marcar o tema durante todo este ano de 2006.

No IV Fórum Mundial da Água, que começa no dia 16 de março no México o tema mulheres e água estará na agenda das principais discussões. Um grupo de organizações não governamentais e redes internacionais de mulheres que trabalham a questão da água e do meio ambiente estará reunido durante o fórum. A idéia é incorporar a questão do gênero nos programas de desenvolvimento sustentável que estarão em discussão durante o IV Fórum. A programação completa sobre a Liga Internacional de Mulheres que discutem a questão água e gênero está no site do fórum www.worldwaterforum4.org.

* Ailton Rocha é representante Regional da ABRH-SE.

Publicado em Notícias

Sugestões são sempre bem-vindas. Um abraço!