Aracaju Acessível: Bicicleta ODKV e outras ações

ODKV_bike

Foto: Geo Menezes

Esta semana, o vereador Lucas Aribé lançou em Aracaju a bicicleta ODKV (O de cá vê). Logo pela manhã, às 8h30, ele saiu do seu gabinete na rua Itabaiana utilizando a bicicleta como meio de transporte, com destino à Câmara de Vereadores.

O transporte é uma bicicleta acessível para pessoas com deficiência visual, que foi desenvolvida na cidade de Alvorada, no Rio Grande do Sul, pela ONG Embrião. Aribé conheceu o projeto no final do primeiro semestre desse ano e teve a ideia de trazer para Aracaju.

Charles Grazienio, professor de Educação Física, acompanhou a realização do projeto em Aracaju. A ação faz parte do ´Aracaju Acessível´, projeto que visa promover o debate e ações de acessibilidade na capital.

O direito de ir e vir

O projeto ´Aracaju Acessível´, que tem como tema ´O direito de ir e vir´, terá quatro ações de maior destaque na próxima semana. No domingo(15), o passeio ciclístico sairá às 8 horas do Mirante da 13 de Julho, com destino à Orla de Atalaia e retorno ao ponto de partida.

Na segunda(16) será realizado, na Sociedade Semear, o seminário ´Aracaju Acessível: o direito de ir r vir´, com a participação do jornalista Marcos de Souza, do Portal Mobilize-se, e com o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Nelson Felipe da Silva. No dia 17 haverá uma caminhada na Universidade Federal de Sergipe (UFS), com o objetivo de checar a acessibilidade no local.

Na sexta(20), véspera do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, será realizada uma sessão especial na Câmara de Vereadores, onde pessoas com deficiência irão relatar suas realidades, as lutas diárias e os desafios enfrentados. Também estão programadas panfletagem e ações que envolvem as escolas e universidades sergipanas.

 

 

Publicado em Notícias