Olhar acadêmico: acessibilidade na biblioteca da UFS

Olhar acadêmico: acessibilidade na biblioteca da UFS

 Como já havia dito, estudante tem muitos textos para ler. Há disciplinas que temos de ler e resumir livros inteiros.  Por isso a Universidade Federal de Sergipe disponibiliza aos estudantes uma biblioteca central com um acervo considerável, a Bicen. Sempre recebo e-mails dizendo quais são as novas aquisições.

O acesso ao local é positivo. Existe uma catraca para a entrada dos estudantes e um dispositivo para a saída, que dispara caso determinado estudante deixe o local portando um livro do acervo por engano sem passar pelo credenciamento.Tal situação ocorreu comigo. Ainda bem que eu estava acompanhada e perceberam que foi um engano legítimo porque estava apressada, indo a um seminário. É por esse mesmo lugar que um cadeirante entra e sai da Bicen não precisando passar pela catraca.

 Geralmente o estudante encontra bastantes livros para seus trabalhos. Esse não é o problema. O problema é que o espaço já está pequeno. Tanto que os corredores entre as prateleiras são bem estreitos. Um estudante que use cadeira de rodas não consegue se virar com agilidade na hora de buscar o material didático que necessita.

Existem também pouquíssimos títulos em Braille para os portadores de deficiência visual. E este é outro problema que a falta de espaço limita ainda mais: os livros em Braille demandam um maior espaço para acomodá-los.

A UFS está em crescendo. As estruturas estão crescendo também. Novos prédios estão sendo construídos. Novas oportunidades estão se abrindo para pessoas que antes não tinham acesso à educação superior. A Bicen também deve crescer e expandir nos próximos anos.

Com todo o crescimento planejado, mais universitários também terão acesso aos departamentos. E onde os prédios ficam localizados? Como é o acesso a estes locais de aula? Esse é o ponto de análise do Olhar Acadêmico da próxima semana. Até lá.

Por Elaine Mesoli
Estudante de jornalismo na UFS e voluntária na Ong ISocial

Publicado em Notícias