Orquestra Sinfônica apresenta repertório dos Beatles

beatlesNesta quarta-feira, 26, às 20h30, no Teatro Tobias Barreto, a Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE) apresenta ao público sergipano a inédita proposta “Beatles in Concert”, na qual a orquestra e o coro sinfônico se aliam a uma banda de rock, fundindo o erudito ao popular, no processo conhecido como crossover. O valor R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia.

O concerto reforça a proposta de diversificar a já consagrada produção da ORSSE e promover a integração do grupo orquestral com os artistas locais. James Bertisch, timpanista principal da orquestra, conduzirá o programa com participação da banda sergipana “Sargento Mostarda”, do cantor Oswaldo Gomes (grupo Cataluzes),  e do coro Sinfônico da ORSSE, dirigido por Daniel Freire.

O concerto faz parte da série Mangabeiras da Temporada 2014 da ORSSE, uma realização do Ministério da Cultura, do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com patrocínio do Banese e da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Para este programa, James Bertisch preparou um repertório com 15 músicas gravadas pelos Beatles com a utilização de orquestra e coro, transcrevendo os arranjos da maneira como foram gravados nos discos, mantendo a fidelidade ao caráter musical original, eventualmente adaptando a instrumentação ao quadro da ORSSE quando necessário.

O repertório será executado na seguinte ordem: “Yesterday”, “Eleanor Rigby”, “She’s Leaving Home”, “Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band”, “I am the Walrus”, “The Fool on the Hill”, “Glass Onion”, “Magical Mystery Tour”, “Strawberry Fields Forever”, “Martha, my dear”, “Here Comes the Sun”, “All you need is love”, “The long and the winding road”, “Good night” e “Golden Slumbers”.

Sobre o regente

Timpanista principal da Orquestra Sinfônica de Sergipe, James Bertisch também é professor da UFS, graduado em composição e regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, e mestre em Execução Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Ele traz em sua bagagem significativas experiências como diretor musical, arranjador e multi-instrumentista junto a representativos artistas sergipanos, além da ampla amostra SESCANÇÂO 2011. Atualmente, cursa o doutorado em regência pela UFBA.

A banda convidada da noite será a Sargento Mostarda, constituída pelos experientes músicos sergipanos Rafael Junior (bateria, chefe de percussão da banda dos bombeiros de Sergipe e membro dos grupos Maria Scombona, Snooze, Quarteto Clube do Jazz, Maria Cristina e os Elísios e Ferraro Trio); Fábio Oliveira (baixo elétrico e voz: membro fundador da banda Snooze e do projeto Maria Cristina e os Elísios, além de técnico em música do SESC-SE); Rafael Ramos (teclados, pianista mestre em música pela UFBA, integrante do grupo Coutto Orchestra); Arthur Matos (violão, guitarra e voz); e Fabricio Rossini (guitarra, solo e voz).

Fonte: Ascom Secult

Publicado em Notícias