Palestra gratuita sobre mulheres negras acontece no Sindipetro

marcha“Nossos passos vêm de longe…”, a frase de Jurema Werneck é o mote da primeira formação política do Comitê Impulsionador Sergipe para a Marcha Nacional de Mulheres Negras, que acontece neste sábado, 23, a partir das 9h, na sede do Sindipetro. A atividade pretende retomar a história de organização, luta e resistência do movimento de mulheres negras no país, e a conjuntura internacional, para isso contará com a participação da Coordenadora Executiva Valdecir Nacimento e da Maisa Vale do Instituto Odara, localizado na Bahia.

A atividade de formação política será aberta a todos os gêneros, é gratuita e tem como objetivo promover a discussão acerca de questões que serão levadas para a Marcha Nacional de Mulheres Negras que acontecerá ainda esse ano, em Brasília no mês de novembro. A 3ª Reunião do Comitê local está sendo convocada por diversas entidades e movimentos sociais que abordam as questões raciais e de gênero como: Auto-organização de Mulheres Negras Rejane Maria, Unegro/SE, Movimento Negro Unificado, Quilombo Raça e Classe, Levante Popular da Juventude, Coletivo de Mulheres de Aracaju, MML, Marcha Mundial de Mulheres, CRP, Omolaye, Movimento de Mulheres Camponesas e outros.

Instituto Odara

O ODARA – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra feminista que visa superar em nível pessoal e coletivo a discriminação e o preconceito, bem como buscar alternativas que proporcionem a inclusão sociopolítica e econômica das mulheres negras e seus familiares na sociedade.

O Instituto surgiu a partir das especificidades do ser mulher negra, que na sociedade brasileira é estruturada pelo racismo e sexismo e todas as formas de opressão, provocando um conjunto de desvantagens, tais como: menor salário, menor acesso a níveis elevados de formação, celibato involuntário, maior responsabilidade no sustento familiar, maior índice de desemprego e miséria, quando articuladas vão agudizar a exclusão dessas mulheres.

Fonte: Organização do evento

Publicado em Notícias