Prêmio reconhece trabalhos voltados para valorização da cultura afro-brasileira

Prêmio reconhece trabalhos voltados para valorização da cultura afro-brasileira

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves Cadon) e a Fundação Cultural  Palmares (FCP), vinculada ao Ministério da Cultura,  abriram as inscrições para o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras. O objetivo da premiação é financiar projetos que valorizam a cultura afrodescendente e suas manifestações contemporâneas.

Segundo o diretor do Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, Elias Lopes, o prêmio é resultado da demanda dos próprios artistas que já desenvolvem trabalhos na área. "O prêmio vai fazer com que os artistas tenham seu trabalho reconhecido e incentivado".

A banca julgadora, composta de nove especialistas indicados por órgãos públicos e a sociedade civil,  foi escolhida por meio de votação aberta ao público. De acordo com a fundação, os nomes dos integrantes serão divulgados ainda hoje (11).

O prêmio, de R$ 1,1 milhão, será distribuído igualmente em três seguimentos nas cinco regiões do país.  Em cada uma, serão contemplados dois projetos de artes visuais, um de teatro e um de dança. As inscrições serão encerradas no dia 5 de março e podem ser feitas apenas no site www.premioafro.org

Publicado em Notícias