Programa incentiva alimentação saudável em Aracaju

Programa incentiva alimentação saudável em Aracaju

A chegada da estação mais quente do ano exige alguns cuidados especiais com a saúde do corpo e da mente. Uma alimentação saudável é imprescindível durante o verão, pois nesta época do ano o organismo sente necessidades diferentes. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Aracaju criou o Programa Alimentação Saudável, desenvolvido pela Coordenação do Programa de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (Dant).

O ano de 2010 será de implantação e estruturação das políticas públicas de alimentação saudável no município. "O maior objetivo do Programa Alimentação Saudável é garantir o bem estar do cidadão, dentro da proposta de manutenção do padrão da qualidade de vida da capital", destacou a nutricionista do DANT e membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Rúbia Natali Pinho Carvalho.

A nutricionista alerta que no verão é preciso ter atenção redobrada com quantidade de líquidos ingerida ao dia. "Nesta época do ano, o corpo precisa de muito mais líquido para manter a temperatura ideal, de forma a funcionar adequadamente. Aproximadamente 70% do corpo são compostas de líquido. Ao nos atentarmos à composição corporal e fornecermos o que ele precisa, o resultado é saúde e bem estar", orienta Rúbia.

Ainda de acordo com a especialista, uma alimentação saudável contém o mínimo possível de alimentos industrializados e o máximo de alimentos que vêm direto da terra. "As práticas de respiração e banhos de sol matinal e ao entardecer também são importantes aliadas de uma alimentação saudável. Associadas aos exercícios físicos, elas contribuem para melhorar a qualidade de vida", afirma Rúbia Natali.

Fonte: AAN

Publicado em Notícias