Programa Petrobras seleciona 83 espetáculos teatrais para circular pelo Brasil

5

Foto: petromaxx.com

Maior seleção pública para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura anunciou os projetos selecionados em sua quarta edição, com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2015-2016. Ao todo, foram escolhidos 83 espetáculos, com representantes de todas as regiões do País, nas categorias adulto (67) e infanto-juvenil (16). As apresentações ocorrerão em todos os estados, em 119 municípios.

Este ano, o PPDC teve um crescimento de 42% nas inscrições em relação à última seleção, com projetos oriundos de 22 Unidades Federativas. O objetivo do programa é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, ele conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC). No período de 2009 a 2014, a BR viabilizou a circulação de 160 espetáculos teatrais, com mais de duas mil apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 500 mil pessoas.

Anúncio – No evento de divulgação dos vencedores, na Sede da BR, estiveram presentes o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC), Carlos Paiva, o presidente em exercício da Petrobras Distribuidora, Carlos Alberto Barra Tessarollo, representantes da classe artística e dos projetos inscritos.

O secretário Carlos Paiva destacou a importância do programa: “As empresas que realizam seleções públicas para definir a aplicação de recursos de incentivo fiscal qualificam os resultados dos mecanismos de fomento do Ministério da Cultura. O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura insere critérios de mérito artístico-cultural diante de um panorama da rica produção teatral brasileira e resguarda princípios de descentralização dos recursos aplicados, avançando, a cada ano, no equilíbrio regional de seus resultados”.

Ele destacou ainda o caráter inclusivo do PPDC: “Além de potencializar o intercâmbio artístico, o Programa, nesta edição, destaca a necessidade de medidas de acessibilidade, tema ainda periférico nas produções teatrais. É uma iniciativa exemplar que comprova como é possível alinhar políticas de patrocínio com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro”.

Já Alena Aló, gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora, sintetizou os objetivos da companhia: “Como uma empresa presente em todo o Brasil, a BR vê a importância de capilarizar também suas ações de patrocínio, exposição de marca e relacionamento. Por isso, buscamos ampliar a abrangência do PPDC, para extrapolar os tradicionais eixos de produção e circulação. Todos ganham: a BR, a classe artística envolvida, mas principalmente o público de todo o País, que verá espetáculos de qualidade em suas próprias cidades”, afirmou.

Inclusão – Destacamos que todas as apresentações oferecerão um instrumento de acessibilidade – Libras ou audiodescrição e serão realizadas, em todas as cidades da circulação, encontros com grupos locais, possibilitando o intercâmbio de linguagens e práticas cênicas.

A lista completa dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, para o biênio 2015/2016, está disponível no site www.br.com.br/cultura.

Fonte: Gerência de Imprensa

Publicado em Notícias