Semarh e Recicle orientam cooperativas de catadores

11

Dezenas de representantes de cooperativas de catadores de todo o Estado, participaram, hoje, 05, de uma reunião no Campus da Universidade Federal de Sergipe em Laranjeiras para receber orientações sobre o trabalho em Rede. “A reunião foi para que possamos inserir novas cooperativas que passaram pelo processo de implementação de estrutura. Fizemos uma prévia em cada consórcio para que as cooperativas legalizadas pudessem entrar em uma de segundo grau, que é a Recicle”, informou Adrian do Santos, presidente da Rede Central Recicle. A rede será responsável pela coordenação, fiscalização e articulação entre empresas e catadores, facilitando assim o traquejo na comercialização.

Adriano acrescentou que a reunião aconteceu para que de forma justa, todas as cooperativas possam votar no momento da eleição de que deverá acontecer nos próximos 90 dias, de forma democrática e poder, também, ser beneficiadas pelo sistema. “ O interesse de formar uma central é para ultrapassar as barreiras da reciclagem principalmente na comercialização, vendendo para industrias maiores, sem atravessador. A central começa a fazer o processo de articulação de quem paga mais com um preço justo a todas.”, explicou.

22“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos( Semarh) é parceira na ação, que integra a execução da Política Estadual de Residuos sólidos, que prevê o cadastramento, capacitação e mudança de rumo dos catadores, por isso, estamos sempre apoiando, orientando, e consolidando. Além disso, existe a necessidade da implantação da coleta seletiva em todos os municípios, prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos, e os catadores são agentes importantes desta ação”, informou a Superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Vera Cardoso.

Fonte: Ascom/Semarh

Publicado em Notícias