Sergipe celebra Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual

18-de-Maio-Dia-Nacional-de-Combate-ao-Abuso-e-à-Exploração-Sexual-de-Crianças-e-AdolescentesO dia 18 de maio marca o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes. A data foi escolhida em virtude de um episódio de extrema violência que marcou a sociedade brasileira. No dia 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santos, uma menina de oito anos chamada Araceli Cabrera Sanches desapareceu e foi encontrada morta.

As investigações posteriores apontaram que ela havia sido espancada, violentada sexualmente e assassinada brutalmente por jovens da alta sociedade, que até hoje estão impunes. A partir da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, a data foi instituída como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visando alertar a sociedade sobre a situação de violência e violação de direitos a que muitos meninos e meninas brasileiros são submetidos diariamente.

Segundo dados do Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância, em 2012 o Disque 100 registrou mais de 130.000 casos de violação dos direitos humanos de crianças e adolescentes, o que se presume que, por dia, 355 crianças são vítimas de violência no Brasil.

Notadamente, maio tornou-se o mês de reflexão para todos os cidadãos e componentes da rede de proteção de meninas e meninos. É o momento de se questionar se houve avanços e quais os desafios ainda existem para o enfrentamento de todo e qualquer tipo de violência cometido contra a população infanto-juvenil. É com o intuito de reafirmar a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes que diversos órgão dos sistema de garantia de Direitos de Sergipe realizarão ações voltadas para a prevenção a esse tipo de crime.

Programação

13 de maio
A programação da semana do 18 de maio terá início hoje, às 14h, como a caminhada promovida pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (SEMFAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Aracaju e pelo Conselho Tutelar do 1º Distrito. A concentração será no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro Santa Maria e percorrerá a Avenida Principal, encerrando na Quadra Poliesportiva.

14 de maio
Amanhã, 14, às 14h, a caminhada ocorrerá em parceria com o Conselho Tutelar do 2º Distrito. Após concentração na Praça Franklin Roosevelt, no Bairro América, os participantes seguirão pela Rua Estados Unidos e Av. Brasil em direção à Unidade de Saúde Edézio Vieira de Melo, na Rua Paraíba.

15 de maio
No dia 15, às 14h, será a vez das comunidades atendidas pelo Conselho Tutelar do 3º Distrito participarem da caminhada de conscientização contra a violência sexual contra meninos e meninas. A concentração será na Escola Estadual John Kennedy, no bairro Getúlio Vargas, seguindo o percurso pela Rua dos Estudantes e pela Rua Laranjeiras, finalizando no Caic, em frente ao Ceasa.

16 de maio
No dia 16, às 14h, os participantes da caminhada organizada com o apoio do Conselho Tutelar do 4º Distrito se concentrarão no CRAS do Bairro Porto Dantas, seguindo o percurso pela Av. Euclides Figueiredo, finalizando no CRAS do Bairro Coqueiral. A programação também contará com o Projeto Cine Informação, promovido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (SEIDES). O projeto, que consiste na exibição de vídeos documentários e animações relacionados ao tema da violência sexual contra crianças e adolescentes, exibirá no dia 16 o documentário Canto de Cicatriz e Rádio Margarida, na Associação Renascer para a Vida, no Porto Dantas.

17 de maio
Já no dia 17, das 9h às 12h, o Ministério Público do Estado de Sergipe, através do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência e da 8ª Promotoria do Cidadão, reunirá diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos num seminário sobre a temática. Às 9h ocorrerá a apresentação de peça teatral pelo grupo do Projeto Viravida e às 9h30 palestra sobre os perigos que representam os crimes praticados através da Internet, expondo crianças e adolescentes como possíveis vítimas de violência sexual, a ser proferida pelo Dr. Alexandro Vieira, Delegado de Polícia. O evento ocorrerá no Auditório Valdir de Freitas Dantas, localizada na Av. Conselheiro Carlos Alberto Sampaio, 505, Centro Administrativo Governador Augusto Franco, Bairro Capucho.

No mesmo dia, às 14h, a SEMFAS, o CMDCA e o Conselho Tutelar do 5º Distrito realizarão caminhada com concentração no Barracão Cultural do Bairro Santa Gleide, percorrendo a Rua Presidente Jânio Quadros, com encerramento na Escola Oviêdo Teixeira.

Já às 18h, acontecerá a caminhada na Orla de Atalaia, promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). A concentração será nos Arcos da Atalaia e seguira com panfletagem nos bares, pousadas, hotéis e estabelecimentos congêneres, com vistas a sensibilizar e conscientizar a população sobre a problemática do abuso e da exploração sexual praticados contra crianças e adolescentes.

18 de maio
No dia 18 de maio o Ministério Público do Estado de Sergipe, com o Ônibus da Cidadania, participará do Projeto Ação Global 2013, fruto de parceria entre o SESI e a Rede Globo, a realizar-se na Escola do SESI Roberto Simonsen, localizada na Rua Pará, s/n, Bairro 18 do Forte, Aracaju/SE. Em seguida, às 18h, a SEIDES realizara blitz educativa na Orla de Aracaju para distribuição de para-sol, panfletos e adesivos.

Dia 21 de maio
A SEIDES realizará às 8h, uma blitz educativa no Bairro Santa Maria para distribuição de para-sol, panfletos e adesivos com mensagens de prevenção à violência sexual contra menino e meninas.

Dia 28 de maio
A programação seguirá até o dia 28, quando ocorrerá às 14h, mais uma edição do Projeto Cine Informação, no Centro Esportivo Professor Kardec, no bairro Santa Maria, quando será exibido o documentário Canto de Cicatriz e Rádio Margarida.

Fonte: Ascom

 

Publicado em Notícias