SES promove Semana de Prevenção ao Câncer de Mama

ascom-sesO Dia Internacional da Mulher é uma importante data em que marca grandes avanços e conquistas das mulheres em todo o mundo. Mesmo com o dia a dia muito agitado e diversos compromissos voltados para a família e o trabalho, a mulher precisa cuidar bem da saúde. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) prepara, mais uma vez, uma programação especial para o público feminino.

A Semana Alusiva à Prevenção ao Câncer de Mama acontecerá no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), com ações nos dias 10 e 11 de março: palestras, exames, atendimentos e esclarecimentos de como a mulher deve e pode se prevenir contra essa doença.

O Caism é uma importante unidade da Secretaria de Estado da Saúde, especializada para usuárias do SUS que precisam de exames de média complexidade para prevenção e diagnóstico do câncer de mama, sendo o atendimento regulado pelo Nucaar (Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação), de Aracaju, garantindo o seguimento no próprio serviço.

No dia 10 de março, terça-feira, a partir das 8h30, as usuárias do Caism, acompanhantes e servidoras assistiram à abertura e à palestra com o médico sanitarista e gerente do programa de DST/Aids da SES, Almir Santana, que abordará o tema ‘A Aids e a Sífilis na Mulher’. Em seguida, acontecerá a palestra ‘Câncer do Colo do Útero’, ministrada pela professora Marieta Gonçalves.

Já no dia 11 de março, quarta-feira, o médico Almir Santana retornará ao Caism para falar sobre ‘Aids e Sífilis na Mulher’, às 9 horas. Já às 10h, acontecerá a palestra com o tema ‘Câncer de Mama’, proferida pelo médico oncologista Carlos Anselmo, do Centro de Oncologia do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

Paralela às palestras, durante os dois dias o Caism ofertará, por demanda espontânea, mamografias às usuárias na faixa etária de 50 a 69 anos, que atendem aos requisitos preconizados pelo Ministério da Saúde (MS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Instituto Nacional do Câncer (Inca).

“Durante todo o ano, desenvolvemos diversas ações de conscientização e prevenção para nossas usuárias, intensificando no Dia Internacional da Mulher, a Semana de Prevenção contra o Câncer de Mama e no Outubro Rosa. É muito importante conscientizar as mulheres quanto à prevenção e a importância de seguir corretamente qualquer tipo de tratamento. Nossas ações educativas sobre prevenção e detecção precoce, orientam para a importância da mamografia e da visita constante ao mastologista”, explica Luciana Alves, coordenadora Estadual de Atenção Especializada da SES.

Fonte: SES

Publicado em Notícias