Sessão especial na CMA celebra Dia Internacional de Combate à Homofobia

homofobiaNa próxima sexta-feira, 17 de maio, para celebrar o Dia Internacional de  Combate à Homofobia, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realiza Sessão  Especial, a partir das 9 horas, com presença do presidente da Associação de Defesa do Homossexual de Sergipe – Adhons, o ativista da causa LGBT  (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) Marcelo Lima de Menezes.

A sessão foi requerida pelo vereador Iran Barbosa(PT) e, além de  celebrar a data mundial de enfrentamento à homofobia, objetiva discutir a realidade do público LGBT de Sergipe e, especialmente, da capital  Aracaju, chamando a atenção para o triste cenário vivido por essa  parcela bastante discriminada da sociedade.

“Entendo que a Câmara Municipal, como espaço plural de debates de  ideias e de defesa dos interesses maiores da sociedade aracajuana, não  pode se furtar a discutir o tema da diversidade sexual e do combate ao  ódio contra os que pertencem à comunidade LGBT. Em especial num momento  em que observamos os números crescentes da violência contra esse  segmento da sociedade, que precisa ter os seus direitos respeitados e a  sua liberdade de escolha sexual assegurada”, destacou Iran Barbosa.

Histórico da data

Em 17 de maio de 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de  Saúde (OMS) retirou o “homossexualismo” da Classificação Estatística  Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID),  declarando que “a as relações entre pessoas do mesmo sexo não constituem doença, nem distúrbio e nem perversão”.

Desde então, foi adotado o termo “homossexualidade”, que se refere ao comportamento, e não mais o termo “homossexualismo” que passa a idéia  de doença. Assim, o Dia Internacional Contra a Homofobia (em inglês: International Day Against Homophobia) passou a ser festejado no 17 de maio.

Por George W. Silva
Jornalista

Publicado em Notícias